O Forno de análise termogravimétrica AAF – BAL é equipado com uma balança integrada e pode ser usado em aplicações como perda por ignição. A alteração de peso da amostra é monitorada durante o processo de aquecimento e isto é necessário, por exemplo, na determinação do teor de matéria orgânica em materiais tais como sedimentos, lamas, solos e resíduos. Materiais inorgânicos como cimento, cal, bauxita calcinada e refratários também podem ser testados.

Características padrão
Esse forno atinge temperatura máxima de 1100°C, vem com o controlador PID 301, com timer e uma rampa até o setpoint. Os elementos térmicos são protegidos contra a acumulação de carbono ou atmosfera corrosiva, através de placas de Carboneto de Silício. A balança funciona independentemente do sistema de controle do forno e tem capacidade máxima de 3Kg com resolução de 0,1g. O software incluso permite a leitura da balança por um computador.

Versões avançadas
A balança pode ser ligada a um controlador mais complexo, e tanto o peso como a temperatura podem ser registrados usando o software i-tools. Além disso pode-se trocar a balança por outra com capacidade máxima de 8Kg com resolução de 0,1g.