COMPARTILHE:

    Atomizador Ultrassônico Sonics Vibra-Cell – VCX 134 ATFT

    Diferentemente dos bicos atomizadores convencionais, que trabalham com alta pressão e alta velocidade para “quebrar” um fluido em pequenas gotículas, o atomizador ultrassônico utiliza apenas a energia vibracional ultrassônica para gerar um spray suave e de baixa velocidade. Overspray é praticamente eliminado, resultando em uma substancial economia de material e reduzindo a contaminação atmosférica. O líquido pode ser alimentado na sonda atomizadora tanto por gravidade quanto por uma bomba dosadora com baixa pressão, sendo atomizado continuamente ou intermitentemente.

    A taxa de atomização do líquido depende , com certas restrições, somente na vazão de alimentação da sonda atomizadora e a frequência. Normalmente, quanto mais alta é a frequência, menor é a capacidade de processamento. A Quantidade de líquido atomizado pode ser tão pequena quanto 2 µl/s. Como as gotículas, a baixa velocidade, tipicamente se movimentam na vertical em função da gravidade, a sonda deve ser montada com a ponta para baixo e eventuais correntes de ar no ambiente devem ser evitadas para minimizar a distorção do spray.

    Uma ampla variedade de revestimentos, químicos, lubrificantes e suspensões podem ser prontamente atomizadas. Entretanto, fatores como a viscosidade, miscibilidade e o teor de sólidos merecem considerações. Para uma atomização otimizada, recomenda-se uma viscosidade abaixo de 100 cps e um teor de sólidos inferior a 30%. Mesmo que altas frequências possam atomizar líquidos com viscosidades maiores, tipicamente quanto mais alta for a viscosidade menor é a vazão e mais difícil é a aplicação. A atomização de líquidos contendo longas moléculas de polímeros é problemática, mesmo que diluídas. Em muitos casos, a mistura de particulados pode ser atomizada pois os sólidos são simplesmente carregados pelas gotículas.

    A baixa velocidade de transporte do líquido através da sonda atomizadora permite que até mesmo lamas abrasivas podem ser processadas e saírem pelo orifício da sonda. Comparado ao método tradicional de atomização por bicos pressurizados, o canal de alimentação da amostra até o ponto de saída pela sonda são relativamente largos e praticamente não irão entupir. O Tamanho da gotícula é basicamente uma função da frequência. Quanto maior a frequência, menor é o diâmetro da gotícula. Com água, o tamanho médio da gotícula é de 90 microns a 20 KHz e de 50 microns a 40 KHz.

    Modelo VCX 134 ATFT  Frequência de 40 KHz (sonda 630-0629 ou 630-0630)

    Acompanha uma sonda autoclavável  produzida com liga de titânio, conforme abaixo:

    Atomizador Ultrassônico Sonics Vibra-Cell – VCX 134 ATFT

    Marca: Sonics & Materials Inc

    Volume de processamento do Equipamento: 2 µl/s até 20 L/h (verificar sonda que acompanha)

    • Voltagem: 110 V (padrão – se necessário, solicitar no pedido 220V)
    • Frequência: 60 Hz
    • Potência líquida na saída: 130 W com frequência de 20 kHz
    • Dimensões (mm): Larg. – 250 ; Prof. – 320 ; Alt.-  115
    • Peso: 3 Kg

    Atomizador Ultrassônico Sonics Vibra-Cell – VCX 134 ATFT

    Marca: Sonics & Materials Inc

     

    • Sondas atomizadoras para alta vazão (até 20 L/h), inclusive com entrada dupla, possibilitando a utilização de dois líquidos diferentes