COMPARTILHE:
Banho Termostático Huber - Comparativo

Banho termostático Huber – Comparativo com banho termostático Julabo

A Julabo é uma empresa Alemã fabricante de banhos termostáticos, assim como a Huber. Portanto escolhemos dois equipamentos de ambos os fabricantes para realizar este comparativo técnico.

Lembramos que os banhos termostáticos Julabo são comercializados Biovera no Brasil.

Os modelos escolhidos para este comparativo são o Julabo Magio MS-310F e o Huber CC-K6S

  1. Range da Temperatura de trabalho

Ambos modelos possuem range de temperatura parecidos,  mas já temos a primeira vantagem para o Magio MS-310F da Julabo: Maior faixa de temperatura, ou seja, a diferença entre a temperatura mínima e máxima de trabalho !

Enquanto o Huber pode trabalhar de -25 a 200ºC, o Julabo Magic MS-310F pode trabalhar de -30 até 200ºC.

Entretanto lembramos que, para qualquer fabricante mundial de banho termostatizado, a temperatura de trabalho depende da temperatura ambiente e do Fluido térmico.

  1. Estabilidade da temperatura

A estabilidade da temperatura indica a variação da temperatura ao redor do set point, ou seja, da temperatura ajustada no controlador. Ela varia para mais e para menos em relação à temperatura de trabalho.

Aqui, mais uma vantagem do Magio da Julabo: a estabilidade da temperatura é de +/- 0,01ºC, contra +/- 0,02ºC do modelo Huber CC-K6S.

Portanto, a Julabo apresenta uma variação de temperatura 50% menor do que o concorrente e consequentemente um melhor controle térmico, o que é resultado de uma melhor eletrônica e maior tecnologia utilizada na fabricação.

  1. Potência de Refrigeração do banho Termostatizado

A potência de refrigeração em um banho termostático a quantidade de energia ele é capaz de remover a uma determinada temperatura.

Mas por que em uma determinada temperatura? Por que a medida que a temperatura é reduzida, o compressor perde eficiência, gera mais calor e portanto a capacidade de refrigeração (em Watts)  é reduzida. Isso é válido e ocorre com qualquer fabricante de banho termostático no mundo !

Logo neste quesito temos mais uma vitória do Julabo Magic MS-310F, que possui maior potência de refrigeração disponível em menores temperaturas, conforme tabela abaixo:

Potência de refrigeração com etanol (kw)

Julabo Magic MS-310F

Huber CC-K6S
a 20ºC

0,26

0,26

a 0ºC

0,21

0,21

a -10ºC

0,17

0,15

a -20ºC

0,1

0,05

 

  1. Bomba de circulação com Pressão e Sucção

Ambos modelos possuem bomba de pressão e sucção, ou seja, podem trabalhar com aplicações abertas (sem loop fechado de fluido térmico).

O banho termostático Magio possui bomba de pressão e sucção com velocidade ajustável (O concorrente não possui esta informação) e maior faixa de trabalho, tanto na vazão quanto na pressão e sucção.

Lembrando que quanto maior a vazão de fluido térmico, maior é a troca de calor do banho com a aplicação e portanto mais rápido e eficiente ocorre a transferência de energia.

Vazão, em litros por minuto (Lpm)

  • Magio: 16 a 31 Lpm
  • Huber: 22 a 27 Lpm

Pressão / Sucção em bar

  • Magio: 0,24 a 0,92 / 0,03 a 0,4
  • Huber: 0,7 / 0,4

Outro ponto importante neste quesito é que a bomba de circulação do Julabo Magio é confeccionada inteiramente em aço INOX, sendo portanto muito mais robusta e durável do que o concorrente avaliado.

Portanto, neste quesito, temos mais uma vantagem do banho termostatizado Julabo Magio !

  1. Qualidade do banho termostático

Os banhos termostáticos da Julabo são desenvolvidos e fabricados 100% na Alemanha, com processo produtivo certificado ISO 9001. Portanto ofertamos 2 anos de garantia contra defeitos de fabricação no Brasil, cobertos pela Biovera, tanto para peças como mão de obra.

A Biovera dispõe de oficina credenciada de manutenção, peças reservas e manuais detalhados sobre como realizar a correta manutenção dos equipamentos, além é claro de treinamento na fábrica da Julabo na Alemanha e suporte remoto da equipe de serviços do fabricante.

Análise Comparativa Banho Termostático Huber x Julabo

Análise Comparativa

Huber CC-K6S

Julabo Magic MS-310F
Range de Temperatura de Trabalho

-25 a +200º

-30 a +200º

Estabilidade da Temperatura

0,02ºC

0,01ºC

Potência de refrigeração a -20ºC

0,05 kw

0,1 kw

Vazão Bomba de Circulação (pressão/sucção)

22 a 27 Lpm

16 a 31 Lpm

Pressão / Sucção

Ajustável

0,24 a 0,92 / 0,03 a 0,4

0,7 / 0,4

Material da Bomba de circulação

Plástico

Aço Inox

QualidadeSem certificação ISO

ISO 9001

Lembramos que este comparativo leva em conta as informações públicas em website e catálogos dos dois fabricantes. Portanto, nos isentamos de erros que porventura existam nestes materiais.

Gostou do artigo Banho termostático Huber  – Comparativo? Leia também BANHO TERMOSTÁTICO: O QUE É, COMO FUNCIONA, FUNÇÃO E MUITO MAIS

Visite o nosso blog e conheça mais!

Contudo se ainda ficou com alguma dúvida, entre em contato e converse com nossos especialistas.