Compartilhe:
Banho Termostático Marconi - Comparativo

Banho termostático Marconi – Comparativo com a linha econômica Vivo de banhos termostáticos fabricados pela Julabo

A Marconi é uma empresa Brasileira fabricante de banhos termostáticos.

O banho termostático Marconi é portanto um concorrente do banho termostático Vivo, fabricado pela Julabo, empresa representada pela Biovera no Brasil.

Diante da grande variedade de modelos de ambos fabricantes, resolvemos fazer um pequeno comparativo entre os modelos Vivo RT4 e o modelo Marconi MA184/6, que são os modelos mais simples e próximos em termos técnicos.

1. Faixa da Temperatura de trabalho do banho termostático

Ambos modelos possuem faixa de trabalho com semelhanças, mas já temos a primeira vantagem do Vivo RT4  da Julabo: Maior range de temperatura, ou seja, a diferença entre a temperatura mínima e máxima de trabalho !

Enquanto o banho termostático Marconi MA184/6 pode trabalhar de -10 a +80ºC, o Julabo Vivo RT4 pode trabalhar de -25 a +85ºC.

Lembrando que a temperatura de trabalho depende da temperatura ambiente e do fluido térmico utilizado

2. Estabilidade da temperatura em relação à temperatura de trabalho

A estabilidade da temperatura indica quanto a temperatura de trabalho varia ao redor do set point, ou seja, da temperatura ajustada no controlador.

Aqui, mais uma vantagem do Vivo RT4 da Julabo: a estabilidade da temperatura é clara, divulgada e garantida, de 0,05ºC.

Infelizmente a Marconi não divulga a estabilidade da temperatura dos seus banhos termostáticos, incluindo o modelo MA 184/6

Portanto, podemos afirmar que o Vivo RT4 da Julabo apresenta controle térmico da aplicação garantido, resultado de uma melhor eletrônica, engenharia da construção e tecnologia embarcada.

3. Potência de aquecimento

A potência de aquecimento em um banho termostático indica a velocidade na qual uma determinada temperatura pode ser atingida, ou seja, quanto maior a potênia mais rápido é o aquecimento.

Neste quesito, a Julabo divulga sua potência de aquecimento de 1,5 Kw. Esta informação mais uma vez não é divulgada pela Marconi na sua linha de banhos termostáticos.

Entretanto, pela nossa experiência de manutenção, os fabricantes Brasileiros trabalham em geral com potências de aquecimento de 1 Kw, portanto inferior a um banho da Julabo.

O Vito RT 5 é o modelo com menor potência de aquecimento da linha da Julabo. Todos os demais modelos possuem 2 Kw ou 3 kw de potência de aquecimento, atingindo portanto maior velocidade no aquecimento ou temperaturas mais altas, de até 300ºC. Vejam demais modelos em nosso portfólio.

4. Pressão e Vazão da bomba de circulação do líquido

Muitos clientes pensam que quanto maior a pressão de circulação, “melhor” é o banho termostático. Mas isso está correto? Não, muito pelo contrário, quanto maior a pressão, pior é a troca térmica, visto que o fluxo do fluido tende a ser laminar e não turbulento. Portanto menor pressão significa melhor troca térmica e fluxo mais turbulento.

Nesta variável, mais uma vitória do banho termostático Vivo RT4: conseguimos trabalhar com pressão de bombeamento do fluido térmico de 230 mbar e vazão de 10 litros por minuto (Ppm).

Já o banho termostático Marconi MA 184/6 tem pressão de 3,6 m.c.a (metros de coluna de água) e vazão de 500 litros por h. Convertendo estas informações para as unidades utilizadas pela Julabo teríamos pressão de 353 mbar e vazão de 8,33 Lpm.

Portanto temos claramente uma vantagem técnica do banho termostatizado Vivo RT4 quanto a uma melhor troca térmica.

5. Dimensões e peso

Sabemos que a cada dia que passa os laboratórios estão mais compactos e o espaço mais escasso, além de mais caro. Portanto, ter uma engenharia de construção bem desenvolvida proporciona um banho termostático que ocupe menos espaço em bancada ou facilite a utilização do mesmo em locais menores.

O banho termostático Vivo RT4 possui dimensões:

  • Altura: 62 cm
  • Largura: 22,5 cm
  • Profundidade: 42 cm

Já as dimensões do banho Marconi MA184/6 são:

  • Altura: 55 cm
  • Largura: 40 cm
  • Profundidade: 60 cm

Logo, podemos concluir que o espaço em bancada 9também chamado de footprint) é de aproximadamente 2,5 x menor.

Se falarmos em área útil de trabalho, esta diferença é ainda maior, visto que os banhos termostatizados da Julabo possuem refrigeração frontal x traseira e seu sistema de circulação externa também fica na traseira, necessitando portanto de uma área de utilização menor ainda.

Sobre o peso, mais uma grande diferença: O Vivo RT4 pesa apenas 24 kg contra 43 Kg do concorrente !

6. Qualidade do banho termostático

Os banhos termostáticos da Julabo são desenvolvidos e fabricados 100% na Alemanha, com processo produtivo certificado ISO 9001. Para a linha Vivo ofertamos 1 ano de garantia contra defeitos de fabricação no Brasil, cobertos pela Biovera, tanto para peças como mão de obra.

A Biovera dispõe de oficina credenciada de manutenção, peças reservas e manuais detalhados sobre como realizar a correta manutenção dos equipamentos, além é claro de treinamento na fábrica da Julabo na Alemanha e suporte remoto da equipe de serviços do fabricante.

Análise Comparativa Banho Termostático Marconi x Banho termostático Julabo Vivo RT4

Portanto, podemos concluir deste comparativo que o banho termostático Julabo Vivo RT4 apresenta performance muito superior ao concorrente, garantindo assim um melhor controle térmico da sua aplicação. A tabela resumo abaixo compila todo o conteúdo deste artigo.

Análise Comparativa

Julabo Vivo RT4

Marconi MA184/6
Range de Temperatura de Trabalho

-25 a +85º

-10 a +80º

Estabilidade da Temperatura

0,03ºC

Desconhecida

Potência de Aquecimento

1,5 kw

Desconhecida

Bomba de Circulação (pressão)

230 mbar

353 mbar

Desenvolvimento e Fabricação

Alemanha

Brasil

Dimensões (AxLxP em cm) e Peso (kg)

62 x 22,5 x 42 cm

(24 Kg)

55 x 40 x 60 cm

(43 Kg)

Qualidade ISO 9001

?

Obs: Todas as informações deste artigo possuem como fonte as especificações técnicas do Vito RT4 by Julabo e o site do fabricante Marconi.

Gostou do artigo Banho termostático Marconi – Comparativo? Leia também BANHO TERMOSTÁTICO: O QUE É, COMO FUNCIONA, FUNÇÃO E MUITO MAIS

Visite o nosso blog e conheça mais!

Contudo se ainda ficou com alguma dúvida, entre em contato e converse com nossos especialistas.