COMPARTILHE:
Calorímetro Parr - Comparativo

Calorímetro Parr – Comparativo com a linha de bombas calorimétricas da IKA

A Parr Instruments é uma empresa estadunidense fabricante de equipamentos de laboratórios, mais conhecida pela fabricação de reatores.

Por fabricar reatores, a Parr passou a fabricar também vasos metálicos para uso em calorimetria de combustão, as chamadas bombas calorimétricas, sendo então concorrente dos calorímetros da IKA, uma linha de equipamentos que no Brasil é representada pela Biovera.

O foco deste conteúdo é traçar um comparativo entre o calorímetro IKA modelo C 200 (e suas variações) e os modelos de calorímetro da Parr.

1. Modelo semi-automático

Devido ao modo de construção que usa vaso interno fixo (não-removível), o calorímetro IKA C200 permite que a adição de água no vaso interno seja feita de forma automática, fazendo com que não seja necessário pesar a massa de água, como normalmente é feito com equipamentos que utilizam vasos removíveis, como os modelos de calorímetro Parr 1341, 6100 e 6200. Logo, esta característica faz com que o operador do calorímetro IKA C200 necessite de um menor tempo para preparar o equipamento para a medição e elimina a chance de erros de medição e cálculo.

2. Versatilidade dos calorímetros

O calorímetro IKA C 200 é um equipamento versátil, podendo ser usado tanto para fins didáticos  em universidades com seu modo manual, quanto para uso comercial em laboratórios que não tenham alta demanda de amostras ou ainda  amostras a serem analisadas esporadicamente (modos isoperibol e dinâmico), sem demandar tanto tempo do operador na etapa de preparação.

Além disso, o equipamento possui uma variação (C 200 auto), em que um chiller é acoplado ao equipamento, diminuindo ainda mais o tempo necessário para a preparo do equipamento para uma medição.

3. Tecnologia no sistema de ignição

A Bomba calorimétrica IKA C 200 possui um sistema de ignição em que não é necessário conectar manualmente os contatos de ignição como nos modelos da Parr. Os contatos do sistema de ignição estão localizados na parte inferior da tampa do equipamento, que ao ser fechada, faz contato diretamente com o vaso de decomposição (bomba).

Além disso, o fio de ignição pode ser reutilizado (com um tempo de vida estimado em até 100 combustões), enquanto que nos calorímetros da Parr o fio de ignição é utilizado uma única vez, precisando ser instalado um novo fio de ignição a cada medição.

Portanto, além de exigir um maior tempo de set up para a medição, os calorímetros da Parr possuem maior gasto com o consumível “fio de ignição”.

 Podemos então afirmar também que os calorímetros IKA possuem melhor tecnologia do sistema de ignição!

4. Comparativo de precisão da medição no calorímetro

O sistema de vaso interno fixo dos calorímetros IKA permite a automação no sistema de preenchimento de água no vaso ao mesmo tempo que evita a necessidade de pesar a água no vaso, como nos modelos do concorrente. Além de economizar tempo, esta característica influencia na precisão do equipamento, pois há erros inerentes ao processo de pesagem de água no vaso como ocorre nas bombas calorimétricas da Parr.

Além disso, o desvio padrão da medição no calorímetro IKA C200 é pelo menos 50% menor do que no calorímetro Parr, levando portanto a melhores valores de medição devido a melhor repetibilidade nos experimentos.

5. Tabela Comparativa Calorímetros

 IKA C 200

 Parr 1341

 Parr 6100

Testes por hora
  • Isoperibol (semi-auto): 3
  • Isoperibol (manual): até 3
  • Dinâmico: 5
  • Controle de tempo: 4

2

4-8 (a depender de acessórios adicionais)

Número de bombas

Até 4

1

Até 4

Manuseio de água

Manual ou com chiller (C 200 auto)

Manual

Necessita de um acessório adicional, que leva a custo extra

Vaso interno

Fixo

Removível

Removível

Preench. vaso int.

Automático

Manual

Necessita de um acessório adicional, que leva a custo extra

Preench. de Oxigênio (O2)

Manual

Manual

Semi-automatico

Ignição da amostra

Manual (no modo manual) e automático (outros modos)

Manual

Automático

Fio de ignição

Reutilizável (para até 100 ignições)

Uso único (tecnologia antiga)

Uso único (tecnologia antiga)

Desv. Pad. Relativo

% RSD

0,10 (podendo ser alcançados valores menores caso seja usado com chiller)

0,30

0,20

Resolução de temp.

0,0001 °C

0,0002 °C

0,0001 °C

Tempo de operador/ teste

Até 5 min

25 min

6 min

Gostou do artigo Calorímetro Parr – Comparativo?  Leia também o artigo Como se calcula a caloria dos alimentos?

Visite o nosso blog e conheça mais!

Contudo se ainda ficou com alguma dúvida, entre em contato e converse com nossos especialistas.