COMPARTILHE:
Como escolher um pHmetro? Biovera

Como escolher um pHmetro? A saber, O pHmetro é um equipamento utilizado para medir o pH, potencial de hidrogênio, de uma amostra, e, assim dizer o grau de acidez, alcalinidade ou se a amostra é neutra. O mesmo é constituído por um eletrodo e um circuito potenciômetro.

Qual laboratório não tem pHmetro? E você sabe como funciona e onde empregar?

O pHmetro é um dos equipamento mais utilizado em laboratório, de universidades e nas industrias em geral, desde pequenas a grandes empresas, principalmente quando há análises ou tratamento de água. Outras indústrias que utilizam o pHmetro por exemplo são as alimentícias (como a cerveja), químicas, farmacêuticas e de manipulação, plásticas, frigoríficos entre outras.

Neste artigo iremos abordar os tópicos listados abaixo onde poderá entender melhor sobre o pHmetro, listados abaixo:

  1. O que é pH?
  2. O que é e para que serve um pHmetro?
  3. Como funciona o pHmetro?
  4. Quais os tipos de pHmetros no mercado?
  5. Como escolher um pHmetro?

Vamos lá!

  1. O que é pH?

Como já mencionado acima, o pHmetro é um aparelho usado para medir o pH. Mas o que é pH?

O termo pH foi definido por Sorensen em 1909 em termos da concentração de íons de hidrogênio, é atualmente definido como a atividade relativa de íons de hidrogênio de uma solução, e é expressa matematicamente por:

Como escolher um pHmetro? Fórmula pH
Fórmula pH

Onde + é a atividade relativa da concentração molar. Assim, com o pH em mãos pode se dizer se uma amostra é alcalina, básica ou neutra, variando o seu valor de 0 a 14. Veja a escala de pH na figura abaixo:

 

Escala de pH
Escala de pH

 

Seguindo a definição que Sorensen diz sobre concentração de íons de hidrogênio (H+), quando há alta concentração de H+ a solução é classificada como ácida, e se menor, básica, isto comparado a concentração de H+ da água pura.

 

Soluções Ácidas - pH
Soluções Ácidas – pH
Soluções básicas pH
Soluções básicas pH

 

2. O que é e para que serve um pHmetro?

O pHmetro é um equipamento para a medição de pH (potencial hidrogeniônico), indicando se a amostra é ácida, básica ou neutra através do aparelho.

O pH de uma substância é uma conferência essencial para a identificação de produtos e avaliar se há alguma alteração no mesmo, antes de ir para sua funcionalidade final.

3. Como funciona o pHmetro?

Para o funcionamento do pHmetro é necessário, além da amostra, um eletrodo conectado a um potenciômetro, este fará a conversão do valor de potencial do eletrodo em unidades de pH, através do milivolts produzidos pela amostra que são transformados para uma escala de pH.

A calibração do equipamento é de grande importância, pois assim se obtém um resultado preciso. Quando o equipamento é estável e de uso frequente, não é necessário calibrá-lo diariamente. Mas, se o aparelho fica dias sem uso é recomendável sempre calibrar antes da utilização para não correr o risco de ocorrer erros em seu uso.

Os erros mais comuns na hora de medir o pH e o motivo deles acontecerem será um tópico que abordaremos em um próximo artigo.

4. Quais os tipos de pHmetros no mercado?

No dia a dia do laboratório, pode-se precisar da medição do pH de acordo com a necessidade e logística. Para a sua versatilidade, existem os seguintes tipos de medidores de pH:

  • Fita de tornassol/papel indicador: são indicadores de substâncias em uma fita que mudam de cor na presença de íons H+ e OH livres em uma solução, porém são de pouca precisão, apenas informa um pH aproximado sem indicar valor numérico;
Fita indicadora pH
Fita indicadora pH
  • pHmetro de bolso: é um eletrodo para medição de pH de fácil transporte e de pequeno tamanho para medições rápidas e de pouco precisão;

"<yoastmark

  • pHmtro portátil: são geralmente utilizados em campo para determinar o pH da solução, evitando erros por contaminação devido ao transporte, possuem uma melhor precisão. Normalmente, o pHmetro portátil é dividido em três partes, que são: um eletrodo de medição de pH, um medidor de alta impedância de entrada e um eletrodo de referência;
pHmetro portátil
pHmetro portátil
  • pHmetro de bancada: É um instrumento de precisão específico para utilização em laboratórios. Faz a análise quantitativa;
pHmetro de bancada
pHmetro de bancada
  • pHmetro industrial:  ideal para monitoramento contínuo de soluções de processo como análise de soluções aquosas, fluidos biológicos, alimentos e também de amostras como de couro e pele/ são equipamentos empregados em todos os tipos de processos industriais, onde a medição do pH é imprescindível para os mais diversos tipos de controle de processo, como neutralizações, correções, adições de produtos diversos, sínteses, etc.

5. Como escolher um pHmetro?

Para escolher um pHmetro, deve se levar em consideração o local de uso, a precisão, conectividade, durabilidade e o tipo de amostra que será analisado.

Como vimos no tópico acima, existe diversos tipos de pHmetro. v  Além do pHmetro, devem se atentar também ao tipo de eletrodo para a amostra. Os eletrodos são específicos para o tipo de amostra, como: líquidas, sólidas, pastosas. Como exemplo, temos eletrodo para leite, carne, solo, água, iogurte, massas, soluções químicas, frutas, entres outros.

Então, se sua necessidade é medição no local e rápida, mas sem uma precisão exata, pode utilizar um pHmetro de bolso. Mas se necessita de precisão, o portátil o atenderá! Agora, se pode fazer a análise no laboratório, o ideal é usar o pHmetro de bancada devido a sua maior precisão. E, se a necessidade é leitura automática durante um processo, o pHmetro industrial será o indicado.

Após escolher o aparelho ideal, deve-se atentar a amostra e solicitar um eletrodo compatível com a amostra que será medida!

No próximo artigo iremos abordar mais sobre o assunto, falando dos erros de uso, como realizar a calibração, e de sua aplicação em dois segmentos do mercado, cerveja e cosméticos.

Por fim, ainda ficou com dúvidas quanto ao assunto ou sobre as especificações? Entre em contato e fale com um de nossos especialistas!

Gostou do artigo, Como escolher um pHmetro? Aproveite e visite o nosso blog e veja os outros artigos disponíveis.