COMPARTILHE:

    Microencapsulador Eletrostático NISCO VAR V1

    Na maioria das aplicações envolvendo imobilização de células vivas ou outros materiais biológicos, os tamanhos dos beads precisam ser pequenos (<1 mm) e controlados cuidadosamente, em função das limitações de difusão dos nutrientes nos Beads com hidrogel. Um excelente método de produção controlada de pequenos beads de alginato é através de um gerador eletrostático. O princípio básico do instrumento é a utilização de uma força eletrostática que “puxa” as gotas da ponta do bico para uma solução de gelificação. O instrumento da NISCO é desenvolvido para aplicações em pesquisa e produção de cápsulas esféricas de alginato de 200 a 2400 μm.

    O Encapsulador consiste de uma unidade de potência de 0-10 kV, com ajuste fino da voltagem, um braço de suporte autoclavável para suportar o bico/agulha e uma carcaça de proteção contra a eletricidade. A solução de alginato (ou outra) é alimentada no equipamento por uma bomba de seringa. Um pequeno agitador magnético é colocado sobre o banho de gelificação para manter os beads separados durante este processo, através de uma barra magnética. As agulhas/bicos utilizadas são de aço Inox e estão disponíveis em diferentes diâmetros. O equipamento é projetado para produzir até 2.400 capsulas por minuto com apenas uma única agulha ou aproximadamente 24.000 capsulas por minuto com uma cabeça com 10 bicos, trabalhando simultâneamente. Estas produtividades dependem também da matriz e de outros parâmetros físicos. Em média, o desvio padrão no diâmetro dos beads é de 3 a 6%.

    Este equipamento, conforme princípio descrito acima e demonstrado no desenho abaixo, é utilizado com sucesso em diversos estudos de imobilização de células vivas.

    O diâmetro dos Beads dependem basicamente dos seguintes parâmetros: voltagem, distância entre a agulha e a solução de gelificação, viscosidade da solução, vazão de alimentação da solução e o diâmetro do bico da agulha. Quanto menor o diâmetro da agulha e maior a voltagem, menor será o diâmetro do bead formado.

    Para completar o sistema, é necessário uma bomba de seringa ou peristáltica (opcionais). Por não haver presença de pulsos durante a alimentação, recomendamos utilizar uma bomba de seringa.

    Itens inclusos no equipamento:

    • 2 agulhas com diâmetros de Ø 0.17 e 0.40mm
    • Becker
    • Agitador Magnético
    • Mangueiras de silicone
    • Caixa de proteção elétrica
    • Unidade geradora e de controle da voltagem

    Para que possamos desenvolver um projeto personalizado, solicitamos preencher o formulário de dimensionamento deste link e enviar para nossa equipe de vendas.

    Encapsulador Eletrostático NISCO VAR V1

    Marca: Nisco Engineering AG

    Dos acessórios disponíveis, destacamos 3 deles:

    1 – Acelerador Eletrostático: Como vimos anteriormente, a distância entre o bico/agulha e a solução de gelificação influencia no diâmetro do Bead. A medida que os Beads vão sendo formados, esta distância diminui em função do aumento do volume no frasco de gelificação. Este efeito pode ser eliminado com o acelerador eletrostático.

    2 – Container Estéril: A utilização de um contêiner estéril, ao invés de um Becker aberto, é ideal para produção de Beads com grau farmacêutico ou médico, pois além de ser autoclavavel, pode ser oferecido certificado de validação do material utilizado.

    3 – Bomba Peristáltica para troca da solução de gelificação. Super compacta, pode ser instalada dentro da cabine do equipamento

     

     

     

    Acessórios

    • Bicos com diversos diâmetros (0,09 a 0,70 mm)
    • Cabeçote para múltiplos bicos
    • Bomba de seringa para alimentação da Solução de Alginato
    • Bomba peristáltica para alimentação da Solução de Alginato
    • Mini bomba peristáltica para troca da solução de gelificação
    • Container estéril autoclavavel
    • Acelerador Eletrostático