COMPARTILHE:
Estufa x Autoclave: Você sabe a diferença?

Estufa x Autoclave: Você sabe a diferença?

A esterilização é um procedimento extremamente importante, pois é responsável por eliminar toda a vida microbiana das superfícies dos instrumentos, ou seja, acaba com a possibilidade de contaminação por bactérias, vírus e microrganismos, também evitando a transmissão de doenças.

Dessa forma a esterilização assegura:

  • Maior vida útil aos materiais (médicos, por exemplo)
  • Segurança tanto para os pacientes quanto os profissionais
  • Cumprimentos às normas legais
  • Economia e otimização de recursos

Contudo, para esse processo, são utilizados equipamentos como Autoclaves e Estufas.

Autoclave (calor úmido): 

A autoclavagem é muito utilizada nos vários setores de serviços da saúde por ser de custo acessível e de fácil utilização.

É um equipamento que utiliza vapor de água sob pressão para esterilizar instrumentos e graças às paredes grossas dentro de sua câmara, a alta pressão pode ser mantida, e é primordial para aplicar uma temperatura mais elevada, o que assegura uma esterilização mais eficaz.

No entanto, este  método de esterelização não pode ser utilizado em materiais termossensíveis, nem para materiais que oxidam com água.

Estufa (calor seco):

Este processo penetra nas substâncias de uma forma mais lenta que o calor úmido e por isso exige temperaturas mais elevadas e tempos mais longos. Também não pode ser utilizado para materiais termossensíveis.

No entanto, existem algumas variações de estufas que podem ser analógicas ou digitais, com ou sem circulação  e renovação de ar, no mais,  se quiser saber por exemplo  a Diferença entre Estufa Bacteriológica e Estufa de Secagem e Esterilização, clique a leia nosso conteúdo.

Mas qual é a diferença Estufa x Autoclave?

As principais diferenças entre esses dois métodos de esterilização, é que a estufa atua por meio de calor seco, já a autoclave envolve calor, pressão e umidade.

Por fim, ainda ficou com dúvidas quanto ao assunto, o equipamento ou sobre as especificações? Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!

Gostou do artigo Estufa x Autoclave: Você sabe a diferença? Aproveite e visite o nosso blog e conheça mais!