Compartilhe:
Manutenção é fundamental para seus equipamentos de Laboratório

A Manutenção é fundamental para seus equipamentos de Laboratório. Mas por quê?

Por que a manutenção é a atividade da assistência técnica que irá evitar que seu equipamento laboratorial pare de funcionar em momentos inadequados, sem planejamento, ou irá recuperar sua condição de trabalho, o mais próximo possível de um equipamento de laboratório novo.

  1. Manutenção preventiva em equipamento de laboratório

A manutenção preventiva de um equipamento laboratorial é aquela que visa manter o equipamento em funcionamento por mais tempo, evitando uma parada inesperada, sem planejamento, aumentando assim sua vida útil.

A manutenção preventiva é realizada enquanto o equipamento ainda está funcionando, ou seja, ele está operando “normalmente”, mas algumas características precisam ser avaliadas, como por exemplo:

  • Substituição de um rolamento que já apresenta barulho, mas ainda está funcionando
  • Limpeza de um sistema de refrigeração pra impedir excesso de temperatura e redução da vida útil
  • Lubrificação de um sistema, reduzindo o atrito entre as partes
  • Avaliação da parte eletrônica e elétrica, identificando futuros problemas decorrentes por exemplo de corrosão e excesso de sujeira
  • Limpeza de sensores, para evitar que parem de funcionar
  • Troca de óleo e filtros
  • Pintura, evitando avanço da corrosão por exemplo
  • Troca de pequenas peças com desgaste natural pelo uso

2. Manutenção corretiva

Quando avaliamos os manuais dos fabricantes, alguns deles informam não ser necessária manutenção preventiva além de simples limpezas e inspeções visuais. Portanto, apesar de ser uma postura contrária ao bom funcionamento do equipamento de laboratório, atuamos corretivamente nestes casos, ou seja, quando o equipamento realmente para de funcionar.

Além disso, a manutenção corretiva é bastante utilizada quando nos deparamos com problemas de uso, como ligar o equipamento laboratorial em voltagem errada, derramamento de amostra ou até mesmo quedas durante o manuseio. Portanto, também é um tipo de manutenção muito importante.

3 . Custo da manutenção no longo prazo

Os custos de uma manutenção preventiva tendem a ser menores do que uma manutenção corretiva, pois normalmente envolvem mais mão de obra e apenas pequenas peças com desgaste natural, enquanto que na manutenção corretiva os custos tendem a ser bem maiores, pois além da troca de peças mais caras e complexas, a mão de obra envolvida acaba sendo maior.

Portanto, a longo prazo, os custos da manutenção tendem a ser maiores nas manutenções corretivas.

Além disso, precisamos entender o custo de ter um equipamento de laboratório parado por problemas que poderiam ser evitados com uma manutenção preventiva. Análises deixam de ser realizadas, ou precisam ser feitas com outros equipamentos, necessidade de mais de trabalho de um analista, etc.

4. Durabilidade do equipamento laboratorial

A durabilidade de um equipamento importado de laboratório importado, de primeira linha, é estimada em 20 anos, desde que o mesmo seja “bem cuidado”.

Estes cuidados compreendem basicamente limpeza e uma inspeção frequente por parte do usuário, detectando anomalias no dia a dia, como ruídos, excesso de temperatura e sujidade, além de performance inadequadas, passando pelas manutenções preventivas é claro.

Sabemos que problemas “extras” podem ocorrer, como variação da voltagem da energia elétrica e acidentes como derramamento de amostras ou até mesmo incêndios, o que certamente pode comprometer a vida útil do mesmo.

Outro ponto que costuma comprometer a durabilidade dos equipamentos laboratoriais é a qualidade da manutenção executada. Empresas com boa estrutura de manutenção, com mão de obra qualificada, peças originais e acesso a manuais de serviços do fabricante (são os manuais sobre como realizar uma determinada manutenção) conferem ao equipamento de laboratório um serviço de melhor qualidade e mantém uma durabilidade / vida útil do equipamento preservada.

5. Tempo para conclusão do serviços de manutenção do equipamento

O tempo para realização da manutenção de um equipamento laboratorial pode variar bastante. São muitos os fatores que podem alterar este prazo, tais como:

  • Complexidade e intermitência do problema
  • Presença de peças em estoque, com necessidade ou não de importação
  • Extensão do dano no equipamento (em caso de manutenção corretiva ou acidente)
  • Data de fabricação: equipamentos fabricados há 10 anos atrás podem não ter algumas peças disponíveis, o que exige da manutenção a recuperação de placas e peças ou até mesma a confecção de peças especialmente para aquele serviço.

Portanto a manutenção pode exigir algumas horas ou até mesmo semanas para ser concluída ! Pronto, agora que já sabe o porque a Manutenção é fundamental para seus equipamentos de Laboratório, vamos lhe apresentar bons motivos para escolher a Biovera para esse serviço.

6. Por que escolher a Biovera para manutenção do seu equipamento de laboratório?

A Biovera tem oficina de manutenção própria, estruturada para melhor atender nossos clientes. Estes recursos compreendem:

  • Técnicos treinados nas fábricas
  • Ferramentas especiais
  • Estrutura física adequada
  • Gerenciamento via sistema totalmente integrado (abertura de Ordem de Serviço, rastreabilidade do equipamento, envio de orçamento, aprovação e faturamento)
  • Peças originais importadas dos próprios fabricantes
  • Manuais de serviços detalhados
  • Suporte direto e constante dos fabricantes, quando necessário

7. Quais são as outras atividades da assistência técnica?

A assistência técnica envolve outras atividades além das manutenções. São outros serviços que podemos ofertar aos nossos clientes, como por exemplo:
  • Treinamento para utilização dos equipamentos
  • Suporte pós venda, como esclarecimento de dúvidas
  • Suporte remoto, inclusive pela fábrica (mesmo que de outro país)

Portanto, conte com a Biovera para prestar uma assistência técnica especializada e de qualidade para seus equipamentos de laboratório !

Gostou do artigo Manutenção é fundamental para seus equipamentos de Laboratório? Aproveite e visite o nosso blog e veja os outros artigos disponíveis.