
Cabine de Segurança Biológica x Capela de Fluxo Laminar – Conheça suas diferenças
A primeira coisa que se deve pensar antes de comprar uma Cabine de Segurança Biológica ou uma Capela de Fluxo Laminar é saber que tipo de proteção é necessário.
Se é necessário proteger somente a amostra, uma capela de fluxo laminar pode ser a solução. Entretanto, para trabalhar com material tóxico, volátil ou infeccioso, e que precise de proteção para usuário e amostra, o ideal é uma Cabine de Segurança Biológica.
As Cabines de Segurança Biológica são classificadas de acordo com o nível de segurança biológica.
A tabela abaixo, extraída do site da ANVISA (acesso em 16/03/2020) indica a classificação, tipo de circulação de ar, possibilidade de uso de substâncias química, nível de biossegurança e se oferece proteção ao produto. Entretanto, vale lembrar que as cabines de segurança biológica oferecem segurança ao usuário.

Capelas de Fluxo Laminar
Capela de Fluxo Laminar Horizontal – Aeolus H
A cabine de fluxo laminar Telstar Aeolus H oferece alta proteção para a amostra, com fluxo laminar livre de partículas, ideal para processar produtos que requerem amplo espaço de manipulação e não ofereçam risco ao operador.
No mais o modelo foi desenhado para trabalhar em:
- Hospitais
- Farmácias
- Centros de fertilização in vitro
- Controle de alimentos
- Óticas
- Micromecânica e de plásticos
- Horticultura in vitro além de indústrias eletrônicas
Contudo a cabine de fluxo laminar vertical estéril da Telstar Aeolus V oferece 4 diferentes opções de equipamento com diferentes espaços de trabalho: 90, 120, 150 e 180 cm. Além disso, o modelo dispõe de filtro de ar HEPA que confere um fluxo de ar ultrafiltrado, laminar e unidirecional, de forma contínua para garantir a proteção de amostras não tóxicas.
E ainda conta com excelentes características:
- Sua superfície de trabalho é feita de aço inoxidável com alta iluminação.
- A pressão positiva dentro do gabinete impede a entrada de ar contaminado do ambiente ao redor da área de trabalho.
- A alta qualidade dos componentes, design ergonômico e suas características sustentáveis são diferenciais do Telstar Aeolus V.
É possível, ainda, customizar o equipamento com opções e acessórios que atendam as demandas individuais de cada aplicação/rotina de trabalho.
2. Capela de Fluxo Laminar Vertical – Aeolus V
O fluxo laminar Telstar Aeolus V é ideal para proteção de amostras não tóxicas.
O modelo foi especialmente desenvolvido para :
- Trabalho em hospitais
- Farmácias
- Centros de fertilização in vitro
- Controle de alimentos
- Ótica
- Horticultura in vitro e também para indústrias de eletrônicos
- Micromecanismos
- Plásticos
- Entre outros
No mais a Capela de Fluxo Laminar Vertical – Aeolus V Apresenta 4 opções de tamanho e ar filtrado laminar HEPA. O fluxo contínuo da área de trabalho por meio de um fluxo de ar ultrafiltrado vertical unidirecional permite a manipulação de amostras em condições estéreis e livres de partículas. A pressão positiva dentro do gabinete impede a entrada de ar contaminado do ambiente ao redor da área de trabalho.
Além disso, também apresenta superfície de trabalho de aço inoxidável com alta iluminação.
Estão disponíveis, ainda, acessórios e opções para personalização do equipamento de acordo com sua aplicação
3. Capela de Fluxo Laminar Vertical – Mini V/PCR
A cabine de fluxo laminar vertical Mini V/PCR é uma unidade pequena e silenciosa que fornece a qualidade do ar ISO 3, para proteção do produto contra poeira, contaminação do meio ambiente e contaminação cruzada na área de trabalho.
Além disso, possui uma luz UV integrada com temporizador particularmente adequado para o processo de PCR (reação em cadeia da polimerase) para desnaturar contaminantes oligonucleotídicos. Uni eficiência e design compacto, tornando-se, portanto ideal para manipulação de reações de PCR em laboratórios de todos os tamanhos.
No mais a cabine de fluxo laminar vertical Mini V/PCR possui um sistema de controle simples e intuitivo que indica o status do fluxo de ar, contagem do tempo de UV e horas totais de uso da cabine e da luz UV, além de outras funções. Esta cabine não recircula o ar.
Cabines de Segurança Biológica
Cabine de Segurança Classe II A2 – Bio II Advance Plus
A série Telstar Bio II Advance é uma nova geração de cabines de segurança biológica que oferece conforto e segurança para usuário, amostra e ambiente, minimizando as dimensões do gabinete. Com design ergonômico, Bio II Advance apresentam ainda os mais altos padrões de segurança, eficiência energética, confiabilidade e facilidade de uso além de condições de trabalho silenciosas. Seu design facilita ainda a limpeza e manutenção.
2. Cabine de Segurança Classe II A2 – BiOptima
As cabines de segurança Biológica da série são cabines de Classe II , assegurando assim o mais alto nível de proteção para o operador, o produto e o ambiente. E ideal para agentes e amostras dos níveis de biossegurança 1, 2 e 3.
Apresentam os padrões mais altos de qualidade e segurança biológica, ergonomia e usabilidade. Visando minimizar os impactos ao meio ambiente, esta cabine apresenta um baixo consumo de energia e baixos níveis de ruído, tornando-se mais agradável no ambiente de trabalho.
Além disso, o modelo é disponível em 4 tamanhos (90, 120, 150 e 180 cm de largura). Apresenta ainda uma outra versão: a versão Cyto, foi desenvolvida para aplicações envolvendo o manuseamento de materiais citotóxicos e inclui um conjunto adicional de filtros HEPA H14 colocados sob a superfície de trabalho segundo a norma DIN 12980.
3. Cabine de Segurança Classe II B2 EF/B
A cabine Telstar EF/B é uma cabine Classe II B2 com 100% de exaustão do ar insuflado na cabine (sem recirculação de ar).
As cabines de biossegurança do tipo B2, de acordo com a norma NSF 49, proporcionam proteção de pessoas, produtos e meio ambiente contra microrganismos perigosos (Nível de Biossegurança BSL-1, BSL-2 e BSL-3).
Entretanto, por não fazer recirculação do ar, essas cabines de biossegurança são apropriadas para manipulação de substâncias químicas tóxicas e voláteis.
Contudo a cabine tipo EF / B é adicionalmente equipada com seção de filtro de exaustão HEPA (H14) em forma de V, montada embaixo da bancada. Depois de passar a seção de pré-filtro, todo o ar contaminado passará pelos filtros HEPA em forma de V, garantindo que a cabine permaneça livre de contaminação. Os filtros podem ser trocados em condições seguras.
Se precisar de ajuda para escolher a cabine que melhor atenda as suas necessidades entre em contato e fale com nossos especialistas.
Quer aprender a limpar corretamente suas cabines de segurança biológica ou fluxo laminar? Visite então nosso blog e leia o artigo “Como limpar uma cabine de Segurança Biológica“.
Aqui na Biovera trabalhamos com os melhores fabricantes de equipamentos para laboratório , oferecendo qualidade e tecnologias inovadoras.