Diferença entre Estufa Bacteriológica e Estufa de Secagem e Esterilização
Você sabe a Diferença entre Estufa Bacteriológica e Estufa de Secagem e Esterilização?
Muitas pessoas confundem estes equipamentos que podem até ser fisicamente parecidos, mas desempenham funções bem distintas.
Trazemos abaixo as diferentes características e aplicações de cada uma delas, para que você não confunda mais estufa bacteriológica e estufa de secagem e esterilização.
Estufa bacteriológica
A estufa bacteriológica, também chamada de estufa microbiológica ou Incubadora Microbiológica tem por função propiciar um ambiente ideal para o crescimento bacteriano, mantendo a temperatura constante e precisa.
Ela é utilizada em laboratórios de patologia e microbiologia, análises clínicas e também na indústria.
Para uma parte significativa das bactérias a temperatura ideal de crescimento é entre 36,5 °C e 37 °C, por isso é importante ter uma estufa com alta precisão na temperatura e excelente distribuição de temperatura.
Logo, podemos também concluir que não são necessárias temperaturas altas e portanto estas Incubadoras normalmente não passam de 100ºC de temperatura máxima.
Outro ponto que diferencia a Estufa Bacteriológica da Estufa de Secagem e Esterilização é a necessidade de monotonamente visual das amostras durante o processo de incubação. Sendo assim, mas incubadoras possuem adicionalmente porta interna em vidro, além da porta de aço, permitindo a inspeção visual sem interferir significativamente na temperatura de trabalho.
A organização das amostras dentro da estufa também é importante. Deve haver espaço entre os frascos para a troca de calor.
Assim como qualquer outro equipamento em que seja manipulado ou armazenado material biológico, a estufa deve ser limpa com frequência.
Ao menos uma vez por semana deve-se higienizá-la com pano ou gaze com álcool 70%. Veja aqui porque esta concentração é a ideal.
Em caso de derramamento de material biológico a mesma deve ser imediatamente limpa com detergente neutro e posteriormente com álcool 70%. Conheça em post específico outras dicas de boas práticas de laboratório.
Figura 1. Estufa microbiológica.
Estufa de Secagem e Esterilização
As estufas de secagem e esterilização são essenciais em qualquer tipo de laboratório.
Ela é usada para secagem e esterilização de materiais laboratoriais, médicos, cirúrgicos e odontológicos, como por exemplo a secagem de vidrarias.
O calor acumulado na câmara interna da estufa faz com que a água presente nos materiais evapore, secando os materiais. Este equipamento é ideal para secar instrumentos em inox.
Além disso, por alcançar altas temperaturas (podem chegar até 300 °C) os possíveis micro-organismos que podem estar crescendo como contaminantes são eliminados, esterilizando todo material em seu interior.
A esterilização é de extrema importância nas áreas médicas, laboratoriais, biológicas e até mesmo na área de alimentos e salões de beleza.
Este procedimento elimina agentes patogênicos como bactérias, vírus e outros microrganismos que podem nos causar doenças.
O calor seco da estufa de secagem e esterilização causa a morte dos micro-organismos por oxidação e desidratação celular.
Já em uma autoclave por exemplo, a esterilização se dá por calor úmido e pressão.
Para que a esterilização ocorra, é necessário que a temperatura dentro da estufa atinja temperaturas entre 160 °C e 170 °C por pelo menos 2 h. Desta forma micro-organismos e, inclusive esporos, são eliminados.
É importante observar que a abertura da porta provoca oscilação da temperatura, podendo prejudicar o processo de esterilização. Por isso, o ideal é mantê-la fechada no período indicado para a esterilização de cada tipo de material.
Alguns materiais não podem ser autoclavados, e, portanto, é imprescindível que sua esterilização seja realizada em uma estufa de esterilização, como por exemplo vidrarias de precisão, perfurocortantes, gases vaselinados, gases furacinados, óleos, pós, vaselina e caixas de instrumentos.
Figura 2. Estufas de secagem.
Conclusão sobre a diferença entre Estufa Bacteriológica e Estufa de Secagem e Esterilização
Podemos concluir de forma bem objetiva que estes dois equipamentos possuem funções opostas: enquanto a estufa bacteriológica foi desenvolvida para o crescimento de microorganismos, a estufa de secagem e esterilização foi desenvolvida para eliminar os microorganismos.
Aproveitamos este momento para informar que tanto a linha de incubadora microbiológica com a linha de secagem e esterilização possuem modelos com fluxo natural do ar quanto modelos com fluxo forçado (também chamado de ventilação forçada do ar).
O fluxo natural de ar faz com que apenas a diferença de temperatura interna forme um espiral “natural” que movimenta o ar internamente.
Já os equipamentos com ventilação forçada, possuem um sistema de ventoinha que força a circulação do ar dentro da estufa. Desta forma, temos maior homogeneidade e estabilidade da temperatura internamente além de permitir menor tempo de recuperação da temperatura de trabalho após abertura da porta.
Entretanto, as estufas e incubadoras com circulação forçada geram mais calor internamente, e portanto a temperatura de trabalho é um pouco maior, ou seja, a temperatura mínima de trabalho é um pouco mais alta, em torno de 5ºC a mais.
Independente da escolha, temos a solução para sua necessidade !
A Biovera traz as estufas de secagem da MMM, uma marca alemã mundialmente reconhecida e a preferida por clientes com alta exigência de homogeneidade de estabilidade de temperatura, como por exemplo as indústrias farmacêuticas, que possuem processos de qualificação e aprovação para uso bem exigentes.
Temos em nosso portfólio uma vasta linha de estufas e incubadoras para diversas aplicações, com tamanhos variando de 22 a 1.200 litros de capacidade.
Conheça um pouco mais desta linha e sua qualidade no post “Estufas e Incubadoras com alta qualidade e performance elevada” e vejam os diferenciais técnicos da linha da MMM.
Mantemos estoque no Brasil para entrega imediata dos modelos mais vendidos e também podemos ofertar esta linha por importação direta.
Entre em contato com nossos especialistas e configure o equipamento adequado para sua necessidade.