Compartilhe:
Ferramenta para evaporação de solventes orgânicos 3

Equipamento para evaporação de solventes orgânicos

Este artigo Equipamento para evaporação de solventes orgânicos  tem como objetivo ajudar nossos clientes na atividade de evaporação de solventes de forma adeauada.

Iremos portanto apresentar o SpeedVap® IV, que é uma maneira eficiente para os laboratórios para a medição gravimétrica de hidrocarbonetos de maneira mais econômica e mais eficiente.

Resumidamente, ele fornece evaporação automática de solvente para hidrocarbonetos extraíveis, como por exemplo em extrações de óleo e graxa de hexano gerados usando métodos como US EPA 1664, ISO 11349:2010 ou Métodos Padrão 5520. Ou extração de amostras em solventes orgânicos, como por exemplo o metanol.

Ademais o sistema fornece uma etapa importante no fluxo de trabalho, mantendo-se independente, permitindo interação fácil com as amostras com taxas de evaporação variadas.

O SpeedVap® IV pode ser usado com o SPE-DEX 3100, Biotage® Horizon 3000/5000 ou outras fontes de extratos voláteis.

Neste artigo iremos abordar sobre:

  1. Notas Aplicação
  2. Vantagens do SpeedVap
  3. Conclusão
  1. NOTAS APLICAÇÃO

O SpeedVap IV é bastante utilizado como precursor ou como parte do experimento como evaporador de solvente, como vimos no artigo anterior publicado em nosso site, do Leung e Ebitson (2016).

Iremos verificar abaixo algumas Notas de Aplicação do SpeedVap® IV.

  • Para óleos e graxas

Ferramenta para evaporação de solventes orgânicos
Figura 1: Óleo e Graxa

Ebitson e colaboradores (2016), trabalharam atendendo as normas do método US EPA 1664 dos EUA para material extraível com hexano (HEM) ou óleo e graxa permitindo o uso da extração em fase sólida (SPE) em vez da extração líquido-líquido (LLE) com hexano que tem sido amplamente adotado nos EUA. A SPE é uma técnica de extração equivalente ao LLE e produz o mesmo extrato de n-hexano. O extrato pode conter água residual que deve ser tratada adequadamente e removida. A avaliação foi realizada com o sistema de extração de óleo e graxa Biotage® Horizon 3100 (Biotage, antigo SPE-DEX 3100).

A etapa de evaporação, antes da medição gravimétrica, foi realizada usando o sistema de evaporação automática SpeedVap® IV com o rack de 5 posições e balanças de pesagem de alumínio de 105 mm (Biotage). Como resultado final, o ensaio atendeu as expectativas e o SpeedVap® IV realizou a sua função rapidamente liberando a mão de obra humana e agilizando o processo.

Ferramenta para evaporação de solventes orgânicos 1
Figura 2: -ESQUEMA etapa de evaporação

Extração semivolátil e automatizada de óleo e graxa

Lever (2019) também realizou estudo para avaliar a poluição quanto à conformidade ou como uma medida de contaminação por influentes para proteger uma estação de tratamento de resíduos de níveis que possam causar mau funcionamento., baseando também no método US EPA 1664B,  ISO 11349:2010 e Métodos Padrão 5520. Este trabalho, demonstrou o desempenho de uma extração semivolátil e automatizada de óleo e graxa para uso geral no sistema, o Biotage® Horizon 5000 e com o SpeedVap® IV.

Ferramenta para evaporação de solventes orgânicos 2
Figura 3: Biotage Horizon 5000 e SpeedVap

 

Confirmando o desempenho de cada configuração, satisfazendo então os requisitos de controle de qualidade para uma modificação de método.

Em cada caso, a recuperação é melhor que 95%, dentro do intervalo aceitável especificado no método 1664B.

O desvio padrão está também bem abaixo do limite de 11% especificado no método para cada uma das quatro configurações testadas, melhorando assim a receptibilidade dos testes.

  • Biotransformação de um oligonucleotídeo

Shemesh e colaboradores (2016) também utilizaram o SpeedVap como parte do processo. Eles trabalharam com a N-acetil galactosamina triantenária (GalNAc3), que é um ligante de alta afinidade para os receptores de asialoglicoproteínas específicos para hepatócitos.

A conjugação com GalNAc3 através de um cluster trishexilamino (THA)-C6 aumenta significativamente a potência do oligonucleotídeo antisense (ASO).

Uma variedade de conjugados de GalNAc3-oligonucleotídeo com diferentes geometrias espaciais demonstrou grande promessa de aumentar efetivamente a janela terapêutica para o tratamento de várias doenças genéticas. A biotransformação, disposição e eliminação do cluster THA do ION-681257, um ASO conjugado com GalNAc3 atualmente em desenvolvimento clínico, são investigadas em ratos e macacos.

Entretanto, utilizam o HPLC/LC-MS para análise dos extratos (fezes, urinas) fazendo a secagem dos filtrados à temperatura ambiente usando um evaporador SpeedVap em temperatura ambiente.

Contudo, suas descobertas forneceram uma compreensão melhorada das vias do metabolismo do conjugado com GalNAc3-ASO, o que facilitaram programas de desenvolvimento semelhantes.

    2. RECURSOS

O SpeedVap® IV apresenta os seguintes recursos:

Acessórios SpeedVap
Figura 4: Acessórios SpeedVap
  • Pode acomodar cinco ou nove panelas para corresponder a volumes de solvente maiores ou menores, dependendo do tamanho do disco de extração em fase sólida (SPE) ou da fonte de extração.
  • A versão de 120 V é aprovada pela segurança NRTL e a versão de 240 V é mais uma marca CE à venda na Europa, depois de passar na certificação TUV CUE e nos testes EMC
  • A temperatura de evaporação é ajustável de 20°C a 60°C, permitindo assim  flexibilidade para uma variedade de solventes.
  • Um vácuo gera um fluxo suave de ar sobre todas as amostras, acelerando portanto o processo de evaporação em 25–50%.

Além disso, timer e sinal sonoro permitem que o analista se afaste com confiança e retorne quando necessário para monitorar as etapas finais da evaporação.

    3. CONCLUSÃO

Conforme visto acima, podemos concluir que o SpeedVap IV é um sistema de evaporação moderno que fornece evaporação segura e simultânea de até nove recipientes de solvente para evaporação de hidrocarbonetos extraíveis, como extrações de óleo e hexano de graxa, sendo assim uma excelente ferramenta de melhoria para seu laboratório.

Por fim, ainda ficou com dúvidas quanto ao equipamento ou sobre as especificações? Entre em contato e fale com um de nossos especialistas.

Gostou do artigo ” Equipamento para evaporação de solventes orgânicos” ? Então visite nosso blog e leia ainda mais artigos interessantes como este.

Lembrando que você também pode adquirir seu equipamento por Importação Direta, contando com a experiência da Biovera na preparação da documentação em acordo com as normas da Aduana Brasileira.

REFERENCIA
  • EBITSON, M.; GALLAGHER, D.; JONES, W.; Analysis of Extract Drying Criteria for Oil and Grease Method 1664A/B. Biotage, Salem, NH, USA, 2016.
  • LEVER, M.; Hexane Extractable Material (Oil & Grease) Analysis with Automated Solid Phase Extraction Using the Biotage® Horizon 5000, Biotage, 2019.
  • SHEMESH, C.S; YU, R.Z.; GAUS, H.J.; GREENLEE, S.; POST, N.; SCHMIDT, K.; MIGAWA, M.T.; SETH, P.P.; ZANARDI, T.A.; PRAKASH, T.P.; SWAYZE, E.E.; HENRY, S.P.; WANG, Y.; Elucidation of the Biotransformation Pathways of a Galnac3-conjugated Antisense Oligonucleotide in Rats and Monkeys. Molecular Therapy—Nucleic Acids, 2016