Incubadora de CO2 jaquetada a água
A incubadora de CO2 jaquetada a água é uma das tecnologias de fabricação deste importante equipamento de laboratório.
Entretanto, muitas características técnicas de uma incubadora de CO2 Jaquetada a água fazem com que esta tecnologia seja totalmente inadequada e obsoleta.
Estamos falando da famosa “water jacketed incubator” ou incubadora de CO2 com jaqueta de água ou estufa de CO2!
Portanto, neste artigo iremos explicar melhor o por que não se deve utiliza-la para incubação.
O que é uma Incubadora de CO2 jaquetada a água?
Considerando que você já leu nosso artigo sobre o que é e para que serve uma incubadora de CO2 em nosso blog, aqui consideraremos apenas o termo “jaquetada a água” para esclarecimento e não o termo incubadora, que se aplica a muitos outros tipos de equipamentos.
A explicação é bem simples: a incubadora possui uma “camisa”, ou seja, um compartimento onde circulamos água.
Portanto o aquecimento do interior da câmara ocorre por transferência de calor da água para a parede da incubadora, que posteriormente irá aquecer a câmara de incubação e consequentemente as amostras.
Desvantagens da Incubadora de CO2 jaquetada a água
As desvantagens desta tecnologia são muito claras, principalmente para usuários que já as possuem. Podemos listar de forma objetiva as mesmas, como por exemplo:
- Pior distribuição e estabilidade da temperatura: as qualificações do equipamento durante o processo de validação mostram claramente piores estabilidade e homogeneidade de temperatura. Portanto, as amostras terão condições de armazenamento com maiores variações e pior qualidade.
- Menor vida útil e mais manutenção: por melhor que seja sua construção, a presença de uma jaqueta de água vai, a longo prazo, gerar vazamentos e pontos de corrosão.
- Maior possibilidade de contaminação: é sabido que a água é um meio propício a alta proliferação de bactéricas, fungos e demais micro organismos. Portanto, em uma sala limpa, onde contaminações são evitadas a todo custo, definitivamente não é uma boa escolha.
- Baixa velocidade de resposta: como temos um grande volume de água para aquecer, a resposta à necessidade de aquecimento é lenta. Portanto, principalmente quando há necessidade de abertura da porta para colocação e retirada de amostras, a variação interna da temperatura é muito grande.
- Elevado peso da incubadora: devido ao peso, principalmente após cheia com água, elas exigem então instalação física (bancada) mais resistentes. Seu peso é aproximadamente 30% maior do que um equipamento com aquecimento direto, dificultando também sua movimentação para limpeza do local onde está instalada.
- Maior espaço em bancada: devido a presença da water Jacket, a necessidade de espaço em bancada é maior.
- Presença de circulador de ar: Este item gera, além de mais manutenção, maior risco de contaminação das amostras devido às turbulências e vibrações. Além disso, também provoca o ressecamento das mesmas, removendo a umidade adequada para a incubação.
Mas qual é a melhor alternativa à uma incubadora de CO2 water Jacket ?
A melhor alternativa a uma incubadora de CO2 jaquetada a água ou water jackat é sem dúvida a incubadora com aquecimento direto.
Neste tipo de incubadora, o aquecimento é realizado nos seis lados/paredes da câmara, inclusive na porta, através de resistências.
Desta forma, o aquecimento controlado e específico gera então um espiral de ar que circula natural e suavemente, garantindo excelentes estabilidades e homogeneidade de temperatura.
Além disso, em contrapartida às desvantagens listadas acima, temos como vantagens:
- Um equipamento praticamente livre de manutenção e maior vida útil
- Menor risco de contaminação devido a ausência de ventiladores
- Ocupa menor espaço e exigem instalações físicas mais simples e de menor custo
- Rápida resposta para o aumento da temperatura, principalmente após abertura da porta
E você conhece a incubadora de CO2 comercializada pela Biovera ?
A MMM é um fabricante alemão estufas, câmaras climáticas e incubadoras para diversas aplicações, inclusive as incubadoras de CO2.
A MMM se diferencia pela elevada qualidade de construção, permitindo assim que aos clientes tenham a tranquilidade de realizar um trabalho com excelente performance.
Especificamente para as incubadoras de CO2, nossos modelos da linha CO2CELL possuem muitas vantagens técnicas sobre as incubadoras jaquetas a água, que resumimos a seguir.
Vantagens da Incubadora CO2CELL
- Aquecimento direto: nada de jaqueta a água. Livre de vazamentos, menor manutenção, maior vida útil e ainda com rápida recuperação dos parâmetros de trabalho !
- Sistema opcional de descontaminação a 160ºC ou esterilização a 200ºC, sem necessidade de remoção do sensor de CO2
- Possibilidade de empilhamento de até 2 unidades !
- Pintura externa anti-microbiana
- Porta aquecida para eliminar condensações
- Câmara interna arredondada, sem soldas, de fácil limpeza, eliminando pontos de contaminação.
- Utilização de aço inox de alta qualidade e polido, tipo 304 ou 316, de acordo com o modelo
- Facilidade de trabalho e manutenção de um ambiente limpo, reduzindo contaminações: pegadores nas laterais, rodízios traseiros e pés dianteiros ajustáveis
- Controle de temperatura preciso, sem overshooting (sobre temperatura), evitando danos às amostras.
- Porta em vidro com sistema de fechamento perfeito, sem perdas.
- Bandeja de água com aquecimento exclusivo, garantindo assim umidade relativa estável e adequada
Quer conhecer mais sobre incubadora de CO2 comercializada pela Biovera? Veja nosso post sobre o que é e para que serve uma incubadora de CO2 e veja todas as características técnicas que temos em nossa incubadora. A lista acima é apenas parte do que podemos ofertar !
Peça um orçamento ou, se ainda existirem dúvidas, fale com nossos especialistas para um melhor suporte.