Compartilhe:
Incubadora de CO2 jaquetada a água 1

Incubadora de CO2 jaquetada a água

A incubadora de CO2 jaquetada a água é uma das tecnologias de fabricação deste importante equipamento de laboratório.

Entretanto, muitas características técnicas de uma incubadora de CO2 Jaquetada a água fazem com que esta tecnologia seja totalmente inadequada e obsoleta.

Estamos falando da famosa  “water jacketed incubator” ou incubadora de CO2 com jaqueta de água ou estufa de CO2!

Portanto, neste artigo iremos explicar melhor o por que não se deve utiliza-la para incubação.

O que é uma Incubadora de CO2 jaquetada a água?

Considerando que você já leu nosso artigo sobre o que é e para que serve uma incubadora de CO2 em nosso blog, aqui consideraremos apenas o termo “jaquetada a água” para esclarecimento e não o termo incubadora, que se aplica a muitos outros tipos de equipamentos.

A explicação é bem simples: a incubadora possui uma “camisa”, ou seja, um compartimento onde circulamos água.

Portanto o aquecimento do interior da câmara ocorre por transferência de calor da água para a parede da incubadora, que posteriormente irá aquecer a câmara de incubação e consequentemente as amostras.

Desvantagens da Incubadora de CO2 jaquetada a água

As desvantagens desta tecnologia são muito claras, principalmente para usuários que já as possuem. Podemos listar de forma objetiva as mesmas, como por exemplo:

  1. Pior distribuição e estabilidade da temperatura: as qualificações do equipamento durante o processo de validação mostram claramente piores estabilidade e homogeneidade de temperatura. Portanto, as amostras terão condições de armazenamento com maiores variações e pior qualidade.
  2. Menor vida útil e mais manutenção: por melhor que seja sua construção, a presença de uma jaqueta de água vai, a longo prazo, gerar vazamentos e pontos de corrosão.
  3. Maior possibilidade de contaminação: é sabido que a água é um meio propício a alta proliferação de bactéricas, fungos e demais micro organismos. Portanto, em uma sala limpa, onde contaminações são evitadas a todo custo, definitivamente não é uma boa escolha.
  4. Baixa velocidade de resposta: como temos um grande volume de água para aquecer, a resposta à necessidade de aquecimento é lenta. Portanto, principalmente quando há necessidade de abertura da porta para colocação e retirada de amostras, a variação interna da temperatura é muito grande.
  5. Elevado peso da incubadora: devido ao peso, principalmente após cheia com água, elas exigem então instalação física (bancada) mais resistentes. Seu peso é aproximadamente 30% maior do que um equipamento com aquecimento direto, dificultando também sua movimentação para limpeza do local onde está instalada.
  6. Maior espaço em bancada: devido a presença da water Jacket, a necessidade de espaço em bancada é maior.
  7. Presença de circulador de ar: Este item gera, além de mais manutenção, maior risco de contaminação das amostras devido às turbulências e vibrações. Além disso, também provoca o ressecamento das mesmas, removendo a umidade adequada para a incubação.

Mas qual é a melhor alternativa à uma incubadora de CO2 water Jacket ?

A melhor alternativa a uma incubadora de CO2 jaquetada a água ou water jackat é sem dúvida a incubadora com aquecimento direto.

Neste tipo de incubadora, o aquecimento é realizado nos seis lados/paredes da câmara, inclusive na porta, através de resistências.

Incubadora de CO2com aquecimento direto

Desta forma, o aquecimento controlado e específico gera então um espiral de ar que circula natural e suavemente, garantindo excelentes estabilidades e homogeneidade de temperatura.

Além disso, em contrapartida às desvantagens listadas acima, temos como vantagens:

  1. Um equipamento praticamente livre de manutenção e maior vida útil
  2. Menor risco de contaminação devido a ausência de ventiladores
  3. Ocupa menor espaço e exigem instalações físicas mais simples e de menor custo
  4. Rápida resposta para o aumento da temperatura, principalmente após abertura da porta

 

E você conhece a incubadora de CO2 comercializada pela Biovera ?

A MMM é um fabricante alemão estufas, câmaras climáticas e incubadoras para diversas aplicações, inclusive as incubadoras de CO2.

A MMM se diferencia pela elevada qualidade de construção, permitindo assim que aos clientes tenham a tranquilidade de realizar um trabalho com excelente performance.

Especificamente para as incubadoras de CO2, nossos modelos da linha CO2CELL possuem muitas vantagens técnicas sobre as incubadoras jaquetas a água, que resumimos a seguir.

Vantagens da Incubadora CO2CELL

  1. Aquecimento direto: nada de jaqueta a água. Livre de vazamentos, menor manutenção, maior vida útil e ainda com rápida recuperação dos parâmetros de trabalho !
  2. Sistema opcional de descontaminação a 160ºC ou esterilização a 200ºC, sem necessidade de remoção do sensor de CO2
  3. Possibilidade de empilhamento de até 2 unidades !
  4. Pintura externa anti-microbiana
  5. Porta aquecida para eliminar condensações
  6. Câmara interna arredondada, sem soldas, de fácil limpeza, eliminando pontos de contaminação.
  7. Utilização de aço inox de alta qualidade e polido, tipo 304 ou 316, de acordo com o modelo
  8. Facilidade de trabalho e manutenção de um ambiente limpo, reduzindo contaminações: pegadores nas laterais, rodízios traseiros e pés dianteiros ajustáveis
  9. Controle de temperatura preciso, sem overshooting (sobre temperatura), evitando danos às amostras.
  10. Porta em vidro com sistema de fechamento perfeito, sem perdas.
  11. Bandeja de água com aquecimento exclusivo, garantindo assim umidade relativa estável e adequada

 

Quer conhecer mais sobre incubadora de CO2 comercializada pela Biovera? Veja nosso post sobre o que é e para que serve uma incubadora de CO2 e veja todas as características técnicas que temos em nossa incubadora. A lista acima é apenas parte do que podemos ofertar !

Peça um orçamento ou, se ainda existirem dúvidas, fale com nossos especialistas para um melhor suporte.