Compartilhe:
O que é e para que serve uma estufa de CO2?

O que é e para que serve uma estufa de CO2?

Este artigo tem por finalidade esclarecer o que é e para que serve uma estufa de CO2, relacionando a mesma com sua principal aplicação.

O que é uma estufa de CO2?

Uma estufa de CO2, também chamada de Incubadora de CO2, é um equipamento de laboratório que tem por finalidade manter um excelente controle da temperatura, assim como do % de dióxido de carbono (CO2) dentro de uma câmara onde colocamos as amostras.

Para que serve uma estufa de CO2?

Uma estufa de CO2 serve para que condições similares a um corpo humano sejam criadas e controladas, permitindo assim receptibilidade ao longo do tempo, ou seja, que as mesmas condições sejam repetidas diversas vezes e sempre com o mesmo controle.

É claro que devido a sua alta capacidade de controle, a estufa de CO2 é utilizada também para pesquisas e desenvolvimentos de condições otimizadas de incubação.

 

Aplicações da estufa de CO2

Uma das principais aplicações da estufa de CO2 é a cultura de células animais. Esse tipo celular requer condições muito controladas para seu crescimento e proliferação in vitro (IVF).

A incubadora de CO2 ou estufa de CO2 proporciona as condições ideais para o crescimento de células, como por exemplo:

  • temperatura estável e homogênea a 37 °C (98,6 F)
  • pH controlado de 7,4 a 7,6
  • nível de dióxido de carbono (CO2) controlado
  • Umidade relativa elevada, de 95% aproximadamente

Portanto, para manter as condições ideais do crescimento e proliferação de células, estes parâmetros devem ser bem controlados.

Outra aplicação para a estufa de CO2 é a estabilização de pH em meios de cultura.

Esta incubadora também é utilizada na pesquisa de medicamentos nas indústrias farmacêuticas, laboratórios moleculares, hematologia, dermatologia e pesquisas relacionadas ao Câncer.

E por que o controle especificamente do CO2?

A pressão de CO2 é muito importante para manter o equilíbrio ácido-base e manter o pH ideal para o cultivo celular.

É comum em cultura de células utilizar meios que já são tamponados ou incorporar um tampão ao meio de cultura.

São exemplos de tampões HEPES (C8H18O4S) ou tampão bicarbonato (NaHCO3). Esses tampões ajudam a regular o pH, uma vez que suas reações de equilíbrio envolvem a formação e consumo de CO2.

Ao aumentar a concentração de CO2 no ambiente, a reação é deslocada de modo que o pH do meio diminui.

Ao contrário, quando a concentração de CO2 diminui, o pH aumenta.

Desta forma é possível manter o pH do meio tamponado na faixa de pH ideal para o cultivo das células, controlando a concentração de CO2.

Reação Bicarbonato em estufa de CO2

Observando as reações acima, fica fácil entender porque a umidade também é um importante fator no cultivo de células. A água junto com o dióxido de carbono são parte da reação de equilíbrio do tampão.

Quando a utilização de agentes tamponantes está aliada ao vermelho de fenol na composição do meio, é possível avaliar a variação de pH através da variação de cor do meio. Na presença dos metabólitos de crescimento ela se torna amarela, indicando que é hora de trocar o meio de cultura.

Vale ressaltar que as condições ideais de crescimento celular também favorecem o crescimento de micro-organismos que podem contaminar as amostras, e minimizar esses riscos é fundamental para uma melhor qualidade do trabalho, para a redução de custos e das perdas de material.

Portanto, o equipamento deve ser escolhido com cautela, observando-se as condições para minimizar os riscos de contaminação.

E você conhece a estufa de CO2 comercializada pela Biovera ?

A Biovera representa a MMM, um fabricante alemão de estufas, câmaras climáticas e incubadoras para diversas aplicações, incluindo as estufas de CO2.

Todas possuem elevada qualidade de construção e operação, garantindo assim aos clientes tranquilidade e um trabalho com excelente performance e consistente.

Especificamente para as estufas de CO2, nossos modelos da linha CO2CELL possuem muitas características especiais e exclusivas como veremos a seguir.

Quando comparadas com as estufas de CO2 jaquetas a água, podemos avaliar a superioridade da tecnologia de aquecimento direto que utilizamos.

Características da Estufa MMM CO2CELL

  1. Aquecimento direto: nada de jaqueta a água. Livre de vazamentos, menor manutenção, maior vida útil e ainda com rápida recuperação dos parâmetros de trabalho !
  2. Sensor de CO2 de Infravermelho: sem erros e de alta precisão
  3. Sistema opcional de descontaminação a 160ºC ou esterilização a 200ºC, sem necessidade de remoção do sensor de CO2
  4. Possibilidade de empilhamento de até 2 unidades !
  5. Pintura externa anti-microbiana
  6. Dobradiça das portas ajustáveis, para um fechamento perfeito
  7. Porta aquecida para eliminar condensações
  8. Indicação contínua da temperatura e concentração de CO2 atuais
  9. Câmara interna arredondada, sem soldas, de fácil limpeza, eliminando pontos de contaminação.
  10. Utilização de aço inox de alta qualidade e polido, tipo 304 ou 316, de acordo com o modelo
  11. Diferentes modelos com possibilidade de controle de N2 ou O2, sempre com filtro HEPA na entrada.
  12. Facilidade de trabalho: pegadoras nas laterais, rodízios traseiros e pés dianteiros ajustáveis
  13. Excelente isolamento térmico, promovendo assim o menor consumo de energia do mercado mundial: apenas 0,058 kw/h a 37ºC
  14. Controle de temperatura preciso, sem overshooting (sobre temperatura).
  15. Porta em vidro com sistema de fechamento perfeito, sem perdas.
  16. Bandeja de água com aquecimento exclusivo, garantindo assim umidade relativa estável
  17. Controlador avançado opcional: menu de usuários, travamento da porta magnético, log de dados e menu gráfico, indicação de umidade relativa, etc.
  18. Diversos acessórios para customização: porta de vidro com divisões (reduzindo o impacto no ambiente quando necessário colocar ou retirar amostras), regulador de CO2 de dois estágios, sistema de troca automática do cilindro de CO2, saídas de comunicação diversas como ethernet, etc
Incubadora de CO2 empilháveis
Possibilidade de empilhamento da CO2CELL

 

Gostou da estufa de CO2 comercializada pela Biovera? Peça então um orçamento ou, se ainda houver dúvidas, fale com nossos especialistas para um melhor suporte.