Compartilhe:
Rascunho automático

Sistema de Destilação de Canabinóides para a Indústria

Pensando na demanda da produção de canabinóides, este artigo, Sistema de Destilação de Canabinóides para a Indústria, tem como objetivo apresentar um opcional de metodologia que irá facilitar na extração e purificação por destilação da Cannabis em um equipamento de sistemas de destilação, em conformidade com todas as leis aplicáveis.

Atenção:

A Biovera não apoia a comercialização nem cultivo ilegais da Cannabis, assim como não estimulamos qualquer outra prática não permitida pela legislação Brasileira.

A Cannabis é hoje um dos assuntos mais evidente no momento devido a liberação ou não para o seu uso medicinal.

No Brasil se discute este assunto há um certo tempo, começou a discutir em 2015, em 2016 o Brasil aprovou a lei 11.343 onde liberou o plantio de Cannabis apenas para uso medicinal e científico, mas somente em dezembro de 2019 que a Anvisa aprovou a resolução sobre o uso medicinal e venda em farmácias da Cannabis no Brasil.

Em 2020 o assunto voltou a ser discutido, quando em março entrou em vigor uma resolução onde se criou a categoria de produtos derivados de Cannabis. Em maio o primeiro medicamento brasileiro feito à base de canabidiol começou a ser vendido nas farmácias no Brasil (Fonte). Em agosto de 2020, foi entregue um pedido de substitutivo do Projeto de Lei 399/2015, que legaliza o cultivo da Cannabis no Brasil para uso medicinal e industrial para ter um aumento da oferta ao remédio à base da planta, uma vez que diminui o custo do insumo importado já que o remédio final pode chegar a R$3mil. Desde 2015, o Brasil permite a importação da Cannabis medicina (Fonte). No mês de setembro de 2020, o Ministro da Saúde deu andamento na pasta um processo para que o Sistema Único de Saúde (SUS) passe a oferecer medicamentos feitos à base de canabidiol.

Hoje, o fármaco à base de canabidiol comercializado no país só pode ser usado somente com prescrição médica e é indicado para quadros graves e resistentes de epilepsia, em que outros medicamentos não surtiram efeito.

Neste artigo iremos abordar sobre:

  1. Sistema de destilação
  2. Tecnologia de destilação
    • Sistemas de destilação de película fina
  3. Por que usar os sistemas de destilação Pilodist?

Boa leitura!

  1. SISTEMA DE DESTILAÇÃO

Como vimos no nosso artigo anterior, “Processos de extração de canabidiol da cannabis medicinal” (leia aqui), uma das formas de extração de canabidiol é por extração por destilação.

A extração com solventes é uma prática rudimentar, classificada como clássica, que consiste em pegar no material vegetal e adicionar-lhe um solvente líquido para remover os canabinóides e terpenos. Uma vez extraído, o líquido precisa ser evaporado em segurança, restando apenas o óleo de Canabidiol.

O benefício de extrair o canabidiol desta forma clássica é ser barato e por requerer pouco equipamento. As desvantagens, porém, são: baixa produção, contaminação, degradação durante o processo de extração, pode ser perigoso se usados de forma incorreta por ser altamente inflamáveis, entre outros.

Então como proceder? Qual seria a forma mais segura, que dê bons rendimentos de produção e pureza?

Se você precisa do instrumento para extrair e purificar canabinóides, podemos citar um pacote especial para esta aplicação ao longo do artigo!

  1. TECNOLOGIA DE DESTILAÇÃO

A linha Pilodist vem com um equipamento de sistema de destilação para facilitar as indústrias com a linha Prescott que fornece conhecimento detalhado da desconstrução e reconstrução da Cannabis para maximizar o potencial terapêutico da planta fornecendo produtos mais puros, limpos e padronizados nos mercados. A princípio, estes equipamentos tem sido bastante usados na América do Norte e Europa.

Os sistemas de destilação de película fina são hoje os líderes da indústria projetados para rendimento máximo, reparos rápidos e operação simples.

  • SISTEMAS DE DESTILAÇÃO DE PELÍCULA FINA

Cada unidade Prescott da Pilodist é projetada para destilação de produtos orgânicos de instabilidade térmica, alto peso molecular e alta viscosidade em temperaturas operacionais. Oferecendo soluções prontas para a produção de destilados transparentes na potência desejada.

Hoje, há no mercado 3 modelos que atendem na destilação da Cannabis, que são:

  • P1000:

Vem combinando inovação com o melhor desempenho da classe, é construída com evaporador híbrido patenteado com vidro borossilicato e construção em aço AISI 316 Ti. Projetado para compostos de alta viscosidade e peso molecular, este sistema semiautomático é uma solução completa para a produção contínua de destilados.

Otimizado para operação em vácuo extremo, o sistema pode reduzir o ponto de ebulição de produtos termicamente sensíveis sem decomposição.

PRESCOTT 1000 OVERVIEW Pilodist
PRESCOTT 1000 OVERVIEW Pilodist
  • Dual Stage:

Simplifica a produção com o poder de duas unidades de destilação conectadas em linha para completar passagens sucessivas de material em um único sistema com nosso design de evaporador híbrido. Projetado para compostos de alta viscosidade e peso molecular, este sistema semiautomático é uma solução turn-key completa para a produção de destilados de duas fases. Este modelo elimina a necessidade de passar o material pelo mesmo sistema para criar destilado puro.

PRESCOTT DUAL STAGE Pilodist
PRESCOTT DUAL STAGE Pilodist
  • Multi Stage:

Garante a máxima eficiência e elimina a perda de transferência, conectando vários processos – vincula a destilação à recuperação de solvente e descarboxilação para obter uma solução verdadeiramente contínua. É o primeiro instrumento a fornecer operação totalmente contínua de processos de lote a lote.

Com a integração perfeita do PLC, o material inicial passará por recuperação de solvente, descarboxilação e duas destilações subsequentes para produzir destilado puro na potência máxima. Possui recuperação de solvente em linha que remove o solvente polar usado no processo de preparação para winterização (Winterização é o processo de remoção de compostos – como gorduras, lipídios, ceras e clorofila – do óleo cru antes do processo de destilação).

PRESCOTT MULTI STAGE Pilodist
PRESCOTT MULTI STAGE Pilodist

Todos os modelos são fabricados de acordo com os padrões elétricos universais, mas pode ser construído especificamente de acordo com os padrões UL ou CSA – inspeção final no local será necessária.

3. POR QUE USAR OS SISTEMAS DE DESTILAÇÃO PILODIST?
Vantagens Pilodist
Vantagens Pilodist

Dentre as vantagens já enumeradas acima, também podemos citar as seguintes justificativas de usar o sistema de destilação:

  • Evaporador Híbrido Pendente de Patente: Combina todas as características positivas do vidro e do aço inoxidável, com visibilidade total do processo sendo confiável e preciso e de limpeza fácil, com menores custos de manutenção e reparo devido aos cilindros de vidro trocáveis e linhas de entrada e saída aquecidas completas;
  • Design vertical (PRESCOTT 1000 e DUAL STAGE): Minimize a perda de material com construção aprimorada pela gravidade;
  • Destilação contínua: Impedir a solidificação de materiais com bombas de engrenagens aquecidas personalizadas;
  • Sistema de controle de vácuo preciso: Com controlador de vácuo digital para alta reprodutibilidade;
  • Experiência: Combina anos de conhecimento de processamento com a experiência de produção de nosso fabricante alemão;
  • Apoio, suporte: Buscamos relacionamentos de longo prazo por meio de suporte e treinamento incomparáveis;
  • Desempenho: o desempenho de nossas unidades foi otimizado para reduzir as ineficiências e maximizar o rendimento;
  • Inovação: mantemos os clientes informados sobre os novos desenvolvimentos;
  • Projeto: Apresenta dimensionamento modular para minimizar custos e redundância com prazos de entrega mais curtos do que a concorrência (semanas x meses);
  • Reparos: Asseguramos respostas rápidas e tempo de inatividade mínimo durante a quebra com suporte local de reparo de vidro e um estoque crescente de peças;
  • Refrigerador de imersão: Capture compostos voláteis com resfriador profundo até -90 ° C e armadilha fria aprimorada;
  • Este sistema de destilação apresenta uma temperatura de operação de até 200°C com pressão final de até 10-5 mbar (opcional);
  • Alto rendimento e produtos puros.

Lembrando que, para o sistema de destilação, há a necessidade de uso de equipamentos para controlar a temperatura para realizar a condensação dos solventes durante a destilação. Estes equipamentos como Chillers ou Banhos Termostáticos e bombas de vácuo no sistema, já vem integrado quando orçado o sistema.

Por fim, ainda ficou com dúvidas quanto ao assunto, dos equipamentos Pilodist ou sobre as especificações? Entre em contato e fale com um de nossos especialistas!

Gostou do artigo, Sistema de Destilação de Canabinóides para a Indústria? Aproveite e visite o nosso blog e veja os outros artigos disponíveis.

Lembrando que você também pode adquirir seu equipamento por Importação Direta, contando com a experiência da Biovera na preparação da documentação em acordo com as normas da Aduana Brasileira.

REFERÊNCIA

FRANÇA, V. Projeto de lei propõe o cultivo da Cannabis medicinal e do cânhamo industrial no Brasil. Folha de S. Paulo, São Paulo, 21/08/2020. (Fonte).

GOMES, P.H. Pazuello diz que está em andamento processo para SUS oferecer remédio à base de canabidiol. G1, Brasília, 10/09/2020. (Fonte).