COMPARTILHE:
Novo conceito em destilação molecular com mínimo estresse térmico para o produto 3

Novo conceito em destilação molecular com mínimo estresse térmico para o produto

A destilação molecular, também chamada de destilação de filme limpo a alto vácuo, de filme fino ou de caminho curto, é um processo bem conhecido para separar materiais sensíveis ao calor.

Integrada a uma nova estrutura exclusiva e unidades de controle de temperatura precisas, a destilação molecular permite a destilação de alto desempenho para muitas aplicações e produtos diferentes.

Sistema de Destilação Molecular em Camada Fina Filmdist SP 1000
SP 1000 CC

Conceito de destilação molecular de caminho curto

O principal conceito de destilação de caminho curto é evitar rupturas ou rachaduras, minimizando o tempo de residência e, portanto, o estresse térmico. Isso é obtido deixando o produto passar por um tubo aquecido onde os limpadores distribuem o material e criam um filme fino para melhor evaporação. Além disso, o estresse térmico é reduzido através da redução do ponto de ebulição do produto (ou seja, através da aplicação de vácuo).

A destilação molecular é uma forma especial de destilação de caminho curto, ou seja,  onde a pressão é reduzida ainda mais, normalmente para menos de 1×10-2 mbar. Com isso, o caminho livre médio de qualquer molécula que sai do evaporador é maior que a distância entre o evaporador e o condensador. Dessa forma, toda a contrapressão (como em uma coluna de destilação convencional) é eliminada. Agora o ponto de ebulição não depende mais da pressão do vapor, mas apenas do peso molecular.

 

Estrutura híbrida para uma destilação versátil e eficiente

O modelo SP 1000 CC da Pilodist GmbH é um sistema pronto para uso em laboratório e produção em pequena escala.

Ele é otimizado para cobrir uma ampla gama de aplicações, desde alto ponto de fusão até alto ponto de ebulição. Ademais  pode lidar com materiais sensíveis ao calor com total flexibilidade e operação completamente contínua.

O SP 1000 CC vem equipado com um exclusivo evaporador híbrido patenteado, que une todos os aspectos positivos do vidro e do aço inox em um único instrumento. É um aço inoxidável sólido e confiável, mas ainda com a visibilidade total do vidro.

Todas as peças metálicas são totalmente fresadas e transformadas em blocos sólidos para evitar o risco de imprecisão e corrosão, como em estruturas soldadas. Os cilindros verticais concêntricos de vidro são acondicionados em vedações flexíveis para compensar as dilatações e tornar o instrumento mais seguro e resistente do que qualquer outro evaporador de vidro no mercado.

Devido a suas superfícies internas e externas eletropolidas, bem como a total acessibilidade a todos os canais e orifícios, ele é otimizado para aplicações de GMP nas indústrias alimentícia e farmacêutica.

Com as linhas de admissão e descarga completamente aquecidas, juntamente com bombas de alimentação e descarga temperadas, pontos de fusão >150ºC podem ser facilmente manuseados. O sofisticado sistema de vácuo com sua bomba tipo scroll resistente a produtos químicos com funcionamento a seco é capaz de lidar com voláteis incondensáveis.

Além disso, a bomba de difusão de duplo estágio resfriada a ar pode atingir uma pressão de sistema de até 1×10-5 mbar.

A chave para destilação molecular e de caminho curto com o SP 1000 CC

O controle preciso da temperatura com circuladores JULABO é a chave para destilação molecular e de caminho curto com o SP 1000 CC.

No entanto, para obter os melhores resultados, é crucial ter um controle preciso sobre o vácuo e a temperatura. Para isso, o SP 1000 CC utiliza unidades individuais de controle de temperatura para todos os circuitos de aquecimento e resfriamento.

O recipiente de alimentação, temperado com um circulador de aquecimento da JULABO, pode pré-aquecer o produto para ajustar sua viscosidade para um fluxo ideal. Ademais o evaporador também é operado com um circulador de aquecimento da JULABO para uma transferência ideal de calor com alta velocidade de circulação enquanto o condensador utiliza um circulador resfriado da JULABO para coletar e resfriar o destilado. Além disso, a armadilha de condensação para coleta dos voláteis muito leves é resfriada com um resfriador de imersão da JULABO até -90ºC.

Novo conceito em destilação molecular com mínimo estresse térmico para o produto 2
circulador de aquecimento da JULABO

Destilação molecular: Aplicação para cannabis

Além das aplicações típicas como fragrâncias, (pré-)polímeros ou produtos químicos reativos, a cannabis é uma das principais áreas de aplicação do SP 1000 CC, pois tanto a destilação molecular quanto o caminho curto são necessários para obter os melhores resultados.

Na primeira passagem, os terpenos e óleos leves são destilados a uma pressão de -1 mbar abs. e a uma temperatura de evaporador de -160ºC. Esta fração leve é condensada em um dedo frio de vidro a -30-40ºC.

Devido à bomba tipo scroll resistente a produtos químicos com funcionamento a seco, não há risco de contaminação do óleo da bomba nesta etapa, como ocorre nas bombas convencionais de aletas rotativas de outros sistemas.

A fração residual descarregada será repassada para destilar os canabinóides valiosos e separá-los da fração residual semelhante ao alcatrão. Esta etapa é realizada sob alto vácuo de 1×10-3 a 1×10-5 mbar e temperaturas entre 140-180ºC. Canabinóides como THC ou CBD são condensados a temperaturas entre 60-80ºC, enquanto a fração residual com pontos de fusão extremamente altos é descarregada temperada até 200ºC.

Por fim, devido ao sistema de alimentação e descarga totalmente estanque a vácuo, não há limitação no tamanho do recipiente de carga ou receptor e o sistema pode funcionar 24 horas por dia sem qualquer interrupção no vácuo e com vazão de até 7 l/h.

Para conhecer mais dos equipamentos da PILODIST visite nosso site ou entre em contato com nossos especialistas.

Gostou do nosso artigo sobre Novo conceito em destilação molecular com mínimo estresse térmico para o produto? Visite nosso site e fique por dentro dos lançamentos e novidades na área.

 

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao prosseguir aqui, entendemos que você está ciente e concorda com o uso de cookies, a política de segurança e proteção de dados, e os termos de uso e de privacidade da BIOVERA. Consulte a política de dados aqui.