Compartilhe:
O que é Calorímetro Adiabático? 1

Aproveite nossos conteúdos, o artigo O que é Calorímetro Adiabático? Criado por nossos especialistas para ajudar sanar as principais dúvidas quanto a metodologia e o principio de funcionamento das bombas calorimétricas.

Boa leitura!

Representação simplificada do Sistema Calorimétrico

A representação mais simplificada de um sistema calorimétrico pode ser vista na imagem abaixo. O item “S” é referente ao sistema composto pela amostra o seu suporte. Este sistema está termicamente “ligado” às vizinhanças, neste caso sendo um recipiente termostático “T”. A ligação entre “S” e “T” é feita por uma resistência térmica “R”.

O que é Calorímetro Adiabático?

 

Mas o que é o que é Calorímetro Adiabático?

Um sistema é chamado adiabático quando não há trocas de calor, ou seja, não há perda nem ganho de calor entre o sistema em questão e suas vizinhanças. A saber, o termo adiabático deriva da palavra adiabatos, que pode ser traduzida como instransponível (ou intransitável).

Além disso, como trata-se de um sistema idealizado e no mundo real não sistema adiabático perfeito, nos calorímetros adiabáticos atuais são usados artifícios para minimizar as trocas térmicas entre o sistema e suas vizinhanças. Portanto, o meio mais comum é utilizar um sistema eletrônico de monitoramento e controle de temperatura que mantenha a temperatura de S e T as mais próximas possíveis. Contudo, como para ocorrer trocas de calor é necessário que haja diferença de temperaturas, uma vez que a temperaturas de S e T sejam iguais ou muito próximas, o dispositivo pode ser considerado virtualmente como adiabático.

Esquema adiabático

Esquema adiabático

 

 

Gostou do artigo O que é Calorímetro Adiabático? Leia também O Que é um Calorímetro/Bomba Calorimétrica. Visite o nosso blog e conheça mais!

Contudo se ainda ficou com alguma dúvida, entre em contato e converse com nossos especialistas.