Termostato Julabo agora com fluido refrigerante natural
Os equipamentos da JULABO são especialistas no controle térmico de líquidos. Os mais variados fluidos refrigerantes são usados em seus sistemas de controle térmico, dependendo da finalidade de uso e da aplicação.
Contudo, a série de termostatos CORIO além de compacta, potente agora também é amiga do ambiente. O design de cada circulador refrigerado é feito para uma operação fácil e com economia de tempo. Além disso, contam com a prática torneira de drenagem na frente das unidades, onde você pode drenar de forma limpa o fluido de banho diretamente no local.
Confira os termostatos que estão disponíveis com fluido refrigerante natural:
310F: -30 … +150 °C / 3 … 4 l
450F: -30 … +150 °C / 3 … 4 l
449F: -32 … +150 °C / 21 … 30 l
Voltando ao assunto…
Geralmente, é feita uma diferenciação entre fluidos refrigerantes naturais e sintéticos, cada tipo com suas vantagens e desvantagens.
Fluidos refrigerantes sintéticos
- Vantagens:
Eles não são inflamáveis e são considerados não tóxicos. Por isso, também são chamados de fluidos refrigerantes de segurança.
- Desvantagens:
São parcialmente responsáveis pela destruição da camada de ozônio na atmosfera e intensificam o efeito estufa. Eles apresentam um alto valor GWP. Suas moléculas são relativamente estáveis, razão pela qual permanecem na atmosfera por muito tempo.
Fluidos refrigerantes naturais
- Vantagens:
Fluidos refrigerantes naturais têm um baixo valor GWP (Potencial de Aquecimento Global). Eles não influenciam ou têm uma influência muito baixa no efeito estufa. Suas moléculas são relativamente instáveis e se decompõem rapidamente na atmosfera.
- Desvantagens:
A maioria dos fluidos refrigerantes naturais são inflamáveis. Isso resulta em riscos que devem ser levados em consideração já na fase de desenvolvimento do equipamento. Os regulamentos estaduais para o local de instalação, operação e transporte de dispositivos com refrigerantes inflamáveis destinam-se a ajudar a minimizar esses riscos.
Fluido refrigerante natural: O meio ambiente agradece
Você Sabia?
GWP é a abreviação para “Global Warming Potential” (“Potencial de Aquecimento Global”). Ou seja, seu valor representa o aquecimento global ou potencial de efeito estufa de uma substância. Sendo assim, o valor GWP de um fluido refrigerante determina seu potencial de aquecimento global relativo em relação ao CO₂ (também chamado equivalente de CO₂-). O valor retrata o efeito do aquecimento global durante um período de tempo 100 anos. Quanto maior o valor GWP de uma substância, mais prejudicial ela é para o clima.
Por fim, podemos dizer que os fluidos refrigerantes naturais são mais ecologicamente corretos e mais baratos de produzir, enquanto os fluidos refrigerantes sintéticos são desenvolvidos para aplicações especiais e possuem alto potencial de aquecimento global devido à sua composição química. O valor GWP (Potencial de Aquecimento Global) de um fluido refrigerante é um critério importante para isso.
Gostou do artigo Termostato Julabo agora com fluido refrigerante natural? Visite nossa página de notícias e fique por dentro dos lançamentos e novidades da marca.