Agitador de Laboratório

Agitador de laboratório é uma categoria bem abrangente de equipamentos e presente em praticamente todos os laboratórios.

Podemos dividir o mesmo em alguns tipos, como por exemplo:

  • Agitador Magnético
  • Agitador mecânico ou agitador de hélice
  • Agitador Orbital ou Mesa Agitadora
  • Agitador Linear
  • Agitador de Tubos ou Vórtex

Agitador magnético

O agitador magnético é um grupo subdividido em com e sem aquecimento. Portanto, podem ter duas funções: Aquecer e agitar simultaneamente.

O Aquecimento é realizado por uma resistência sob uma plataforma, que pode ser de diversos materiais. A Agitação ocorre através de um ima, também sob a plataforma onde apoiamos a amostra, e uma barra magnética ou peixinho, colocada dentro da amostra. Logo, é um dos agitadores de laboratório mais versáteis.

Agitador mecânico

O agitador mecânico é utilizado para amostras mais viscosas, onde é exigida mais “força” na agitação. Colocamos uma hélice, escolhida de acordo com a aplicação e tipo de amostra. Existem agitadores mecânicos mais avançados, que inclusive medem o torque aplicado no eixo pela amostra, que é uma medida indireta da viscosidade.

Agitador orbital e Linear

Já o agitador orbital, também chamado de mesa agitadora, faz movimento circular, em forma de órbita. Como consequência, promove uma agitação suave nas amostras. No agitador orbital, é montada uma plataforma (ou mesa) onde os frascos de amostras, de diferentes tipos e capacidades, serão fixados.

O agitador linear é bem semelhante ao agitador orbital, com exceção ao movimento lateral, de um lado para o outro.

Agitador de tubos Vórtex

Os agitadores de tubos são popularmente conhecidos como vórtex. São pequenos equipamentos para agitação basicamente de tubos. Praticamente todos funcionam em modo touch, onde basta encostar o tubo para o que mesmo seja agitado.

Apesar de não listado acima, existem agitadores específicos, ou especiais. Apesar de estarem em nosso portfólio, e devido ao menor número de solicitações pelos clientes, acabamos dando pouco foco aos mesmos.

Além disso, conheça mais sobre cada agitador de laboratório acima clicando nos respectivos nomes para apresentação dos modelos disponíveis.