Agitador Mecânico ou Agitador de Hélice 1

Agitador Mecânico ou Agitador de Hélice

O agitador mecânico ou agitador de hélice permite misturar amostras com diversas viscosidades e em diversos volumes.

São equipamentos amplamente utilizados laboratórios de diversos seguimentos, como pesquisa e desenvolvimento ou controle de qualidade por exemplo.

Utilizados em diversos seguimentos, como por exemplo em industrias químicas, de biotecnologia, industrias farmacêuticas e de alimentos.

O modelo best seller, ou seja, o mais vendido da linha laboratorial é o Agitador mecânico IKA RW20 !

Também temos disponíveis modelos para uso industrial, com capacidade para agitar até 200 litros de água !

Os equipamentos fabricados pela IKA possuem 3 anos de garantia. Os modelos Microstar e Ministar possuem garantia de 5 anos, única no mercado mundial !

Capacidade de agitação

O agitador mecânico é especificado pelo fabricante basicamente por duas variáveis: Viscosidade máxima suportada e volume e água.

A Viscosidade suportada indica a força que pode ser aplicada no eixo de agitação sem desgaste precoce do mesmo. É indicada normalmente em mPas.

Também é especificado o volume máximo de água suportado, normalmente em litros.

 

Hélice, agitador ou pá

Para trabalho em conjunto do agitador mecânico, são utilizadas hélices, também chamadas de agitadores ou pás.

Um eixo cilíndrico metálico, normalmente de aço inox, onde em uma ponta temos as pás e na outra, fixamos no mandril do agitador mecânico.

O mandril do agitador é bem semelhante a um mandril de uma furadeira, onde colocamos a broca para perfuração.

Da mesma forma que temos brocas para diversas aplicações, como por exemplo madeira, concreto ou ferro, também temos hélices para diversas aplicações.

Portanto, seus formatos, quantidades e dimensões das pás estão disponíveis em diversos modelos. Seu design é desenvolvido para obter o melhor resultado para uma determinada aplicação.

Algumas hélices podem ser revestidas em Teflon, conferindo resistência química à mesma, ou evitando a contaminação da amostra em casos onde não pode haver contato com material metálico.

Aplicações

A hélice que atende a grande maioria dos clientes é a Hélice de 4 pás, que puxa material a ser agitado de cima para baixo.

Em nosso portfólio, é a hélice agitadora IKA R1342

Mas vamos falar de todos os modelos disponíveis em nossa linha abaixo:

Hélice de agitação de 4 pás

Conforme falado anteriormente, esta é a hélice mais comercializada. Ela possui inclinação das pás de forma a provocar um movimento vertical de cima para baixo.

Gera forças de cisalhamento na amostra e fluxo axial no recipiente e pode ser utilizada em médias e altas velocidades do agitador mecânico

Agitador Mecânico ou Agitador de Hélice 2

Hélice de agitação com 3 pás

A hélice de 3 pás é semelhante a de 4 pás, gerando fluxo axial puxando o material de cima para baixo. Entretanto, devido ao seu design, gera menos força de cisalhamento nas amostras.

Também pode ser utilizada em médias e altas velocidades

Disponível com 2 designs diferentes, também chamada de hélice naval, pois se assemelha a hélice de um navio.

Agitador Mecânico ou Agitador de Hélice 3

Hélice tipo Turbina

Esta hélice além de realizar a mistura de cima para baixocomo as hélices anteriores, acarreta menor risco de danos ao recipiente, da mesma forma que gera forças de cisalhamento pequenas.

Também permitido utilizar em médias e altas velocidades.

Agitador Mecânico ou Agitador de Hélice 4

Hélice Dissolutora ou Dissolvente

A Hélice dissolutora, além de puxar o material de cima para baixo, gera grande turbulência e elevadas forças de cisalhamento na amostra, proporcionando inclusive a redução do tamanho das partículas.

Ela possui ao seu redor pequenos “dentes”, que por impacto, “quebram” as partículas e portanto permitem redução no seu tamanho.

Também podem ser utilizadas em médias e altas velocidades.

A Hélice dissolutora ou dissolvente também é bastante conhecida como hélice tipo Cowles !

Agitador Mecânico ou Agitador de Hélice 5

Hélice centrífuga

A hélice centrífuga tem apenas 2 pás, que se “abrem”a medida que o agitador mecânico começa a girar. Portanto, este é o tipo de hélice utilizada quando os frascos possuem pequena abertura, como um Erlenmeyer.

Seu efeito é semelhante a hélice de 4 pás e pode ser utilizada em velocidades médias e altas.

Agitador Mecânico ou Agitador de Hélice 6

Hélice pá

A hélice tipo pá gera um grande fluxo tangencial, empurrando material gerando pouca turbulência.

São bastante úteis quando é necessária boa troca de calor na amostra ou uma agitação mais gentil e suave.

Portanto, são recomendadas para velocidades baixas e médias.

Agitador Mecânico ou Agitador de Hélice 7

Hélice âncora

A hélice tipo âncora tem justamente o formado que leva no nome: de uma âncora !

Gera fluxo tangencial, semelhante a pá citada anteriormente, mas mas com maior taxa de cisalhamento.

Ela também evita o depósito de amostra na parede do recipiente, sendo indicada para amostras com viscosidades médias e altas, e portanto, recomendado para velocidades médias e baixas.

Pode portanto ser utilizada em reações de polímeros ou com alto teor de minerais, por exemplo.

Agitador Mecânico ou Agitador de Hélice 8

Hélice Espiral

Gera Fluxo axial, mas puxa material do fundo do vaso para cima. Permite excelente homogeneidade da amostra e sua utilizadas com viscosidades médias e altas.

Agitador Mecânico ou Agitador de Hélice 9

Hélice de lâmina

Gerando fluxo radial, permite a aeração de amostras com baixa viscosidade e homogeneização de sólidos em líquidos. São utilizadas por exemplo em biorreatores.

Agitador Mecânico ou Agitador de Hélice 10

Velocidade de agitação

A Velocidade de agitação será definida conforme aplicação do cliente, o agitador mecânico utilizado e o tipo de hélice escolhido.

Geralmente, os agitadores mecânicos possuem velocidade máxima de 2.000 rpm.

Entretanto, quando maior a capacidade de processamento (em litros de água) ou a viscosidade suportada (mPas), menor será a velocidade máxima.

Logo, um agitador para 200 Litros terá velocidade máxima menor do que um agitador para 20 litros.

Outro fator importante na definição da velocidade de trabalho é o tipo de frasco utilizado. Um frasco de vidro pode se quebrar em altas velocidades mais facilmente do que um frasco em aço.

Temos em nosso portfólio um agitador de alta velocidade, o Agitador mecânico IKA High Speed Digital. Este equipamento possui eixo de agitação próprio, altamente centralizado, e permite trabalhar com velocidades de até 6.000 rpm.

Força suportada pelo agitador mecânico x Viscosidade da amostra

Da mesma que a velocidade, a viscosidade máxima suportada é inversamente proporcional a velocidade de trabalho permitida.

Logo, um agitador que suporta 150.000 mPas de viscosidade terá uma velocidade máxima menor do que um agitador que suporta 10.000 mPas.

Qualquer amostra irá gerar uma força sobre o eixo do agitador mecânico. Esta força máxima suportada é indicada pelo fabricante como torque máximo no eixo de agitação.

Em outras palavras, é a indicação da viscosidade máxima suportada pelo agitador.

Os agitadores “padrões”, que atendem a 90% dos clientes como o agitador mecânico IKA RW 20, possui capacidade de agitar amostras de até 10.000 mPas.

Entretanto, para amostras de alta viscosidade, como polímeros e cosméticos, podemos precisar de um agitador mecânico que processe 150.000 mPas e portanto podemos ofertar o agitador mecânico IKA Eurostar 200 Control P4.

Funções adicionais

Nossa linha de agitadores é composta por diversos modelos, com funções variadas, como por exemplo:

  • Velocidade microprocessador e auto ajustável: um sensor avalia a rotação atual do eixo de agitação e ajusta automaticamente a velocidade do agitador para a velocidade ajustada / setada. Todos os equipamentos da IKA da linha EUROSTAR, MINISTAR ou MICROSTAR possuem esta função.
  • Medição da temperatura: a agitação mecânica certamente aumenta a temperatura da sua amostra. Se isso se torna um ponto crítico, temos a linha Eurostar com o controlador CONTROL que possui esta função de monitorar a temperatura da amostra
  • Controlador sem fio: a linha EUROSTAR CONTROL da IKA também possui função de controle remoto sem fio. O controlador é removido do agitador mecânico para operação a distância, como por exemplo, se você precisa operar o agitador mecânico dentro de uma capela ou em um local de difícil acesso,
  • Motor sem escova: As linhas de agitadores mecânicos da IKA EUROSTAR, MINISTAR e MICROSTAR possuem motores sem escova, o que gera menos manutenção e menor ruído durante seu funcionamento
  • Medição de torque: Os agitadores mecânicos IKA da linha EUROSTAR com controlador CONTROL possuem indicação de torque aplicado no eixo. Portanto, indiretamente, o cliente pode criar uma referência com a viscosidade da sua amostra !
  • Saída USB para controle e monitoramento via computador: disponível na linha EUROSTAR CONTROL.

Acessórios

Além das hélices de agitação, amplamente descritas acima, os agitadores mecânicos possuem outros acessórios, como por exemplo:

  • Suporte contendo base e haste, para fixação do agitador e utilização em bancadas
  • Proteção para o eixo de agitação, para evitar projeção de material no usuário ou laboratório
  • Sensor de temperatura (apenas para modelos com esta função)