Equipamentos para processo de liofilização 1

Equipamentos para processo de liofilização

Como funciona o processo de liofilização?

De maneira geral, a liofilização é um processo que consiste na retirada de água (e outros solventes) de uma amostra, através do processo de sublimação que é a passagem do estado sólido para o gasoso, sem passar pelo estado líquido.

Este processo permite preservar as características organolépticas, tais como, cor, brilho, luz, odor, textura e sabor, assim como a forma original do produto. Portanto o mesmo pode ser facilmente restabelecido quando hidratado. Desta forma, por trabalhar em baixas temperaturas, é ideal, ainda, para amostras termo-sensíveis, tais como enzimas. Além disso, preserva as amostras ao inibir reações enzimáticas e oxidativas, que normalmente acontecem na presença de água. Ainda aumenta as validades dos produtos, que podem ser armazenados em temperatura ambiente por anos.

A princípio, para iniciar a liofilização é necessário que a amostra esteja completamente congelada. Logo após a associação de baixa temperatura e pressão permite a retirada do solvente por sublimação. Como resultado, é obtido um produto com estrutura porosa, bem como, livre de umidade que pode facilmente ser reconstituído por adição de água.

Por que liofilizar?

Na indústria alimentícia este método se destaca por preservar a qualidade nutricional dos alimentos. A chamada “comida de astronauta” é uma opção leve (uma vez que é retirado até 90% de água/solventes do produto), nutritiva e que mantém o sabor e aroma do produto in natura.

Bem como na área de pesquisa e indústrias farmacêuticas se destaca por permitir preservar enzimas, leveduras e outros micro-organismos. Como também derivados do sangue, células, vacinas, vírus, soros, algas entre outros.

Dentre as vantagens deste método estão por exemplo, a dosagem acurada, baixa atividade enzimática, fácil reconstituição, possibilidade de fabricação estéril.

Assim como as aplicações mais recentes estão: a preservação de flores e animais, documentos e livros antigos ou recuperados de enchentes, taxidermia, bancos de ossos e tecidos para implante.

Liofilização x desidratação

DESIDRATAÇÃO

LIOFILIZAÇÃO

Não preserva estrutura molecular do produto (alteração da forma).

Preserva a estrutura molecular do produto (mantém a forma).

Não pode ser reconstituída pela adição de água.

Reconstituição do produto à sua forma in natura pela adição de água.

Altera significativamente as características organolépticas

Não altera características organolépticas

Perda de nutrientes

Mantém o valor nutricional

Altas temperaturas (desnaturação de proteínas, perda de compostos voláteis, formação de camadas duras e impermeáveis)

Baixas temperaturas (preservação de estruturas e atividade proteicas e compostos voláteis, mantém a estrutura e forma poros que facilitam a reidratação)

Equipamentos para processo de liofilização

A BIOVERA em parceria com a TELSTAR fornece equipamentos para processo de liofilização em 4 diferentes configurações:

  1. LyoQuest

O LyoQuest é um liofilizador de bancada compacto e eficiente que permite liofilizar até 8 kg de amostra (6 kg/24 h). Dispondo de duas opções de temperatura final (-55 ºC e -85 ºC).

Este modelo se destaca por ainda permitir congelar a amostra internamente antes do processo de liofilização. Além disso, conta com uma versão Plus, que  permite trabalho totalmente automático ou semi-automático. Desta forma, programando o início e fim dos ensaios e os desligamentos automáticos.

Ainda sendo possível o controle automático de vácuo que permite secagem mais rápida da amostra e resultado reprodutível. Dispõe ainda de visor touch-screen­ intuitivo que é possível configurar diferentes parâmetros operacionais, além da possibilidade de conectar a um computador e utilizar o software LyoLogger.

Liofilizador Telstar LyoQuest 1

O LyoQuest laboratory freeze dryer vem em duas configurações:

  • LyoQuest 6 -50, com temperatura de condensação final de -55 °C , além disso, possibilita controle automático de pressão e controle de temperatura das prateleiras.
  • LyoQuest 6 -80, com temperatura de condensação final de -85 °C, permite assim uma maior e muito mais adequada velocidade de liofilização para trabalhar com amostras biológicas ou produtos com pontos eutéticos, ou seja, menor ponto de fusão possível, ou de colapso muito baixos além do controle automático da pressão e a programação da temperatura das prateleiras.
  2. LyoAlfa

O LyoAlfa é um liofilizador que permite liofilizar até 22 kg com bomba de vácuo interna. Contando com duas opções de temperatura final (-55 ºC e -85 ºC). Além disso, conta com controle automático de pressão, o mesmo permite secagem mais rápida da amostra e resultado reprodutível,  e programação de temperatura nas prateleiras.

Com visor touch-screen­ intuitivo é possível configurar diferentes parâmetros operacionais, além da possibilidade de conectar a um computador e utilizar o software LyoLogge.

Liofilizador Telstar LyoAlfa 10/15 2

  3. LyoBeta Mini

Este modelo de bancada LyoBeta Mini oferece especificações de alto desempenho para ótimos resultados de liofilização.

Atendendo desde as fases iniciais de desenvolvimento de lotes, como também estágios iniciais de produção. Além disso, tem  capacidade para até 5,5 kg e temperatura final de -85 C. Contudo  oferece recursos semelhantes ao de unidades maiores, porém, usando espaço mínimo em laboratórios de pesquisa.

Contudo, apresenta sistema de controle de temperatura, pressão e tempo, com excelente uniformidade de temperatura. Este modelo ainda permite salvar ciclos e exportar dados para outras plataformas (Excel) com o software de aquisição LyoLogger.

Liofilizador Telstar Lyobeta Mini

4. LyoBeta

O LyoBeta são equipamentos para processo de liofilização desenvolvido para trabalho scale up. Portanto facilita a transferência de tecnologia de P&D para produção.

Além disso, tem capacidade de liofilização de até 30 kg (até 24 kg/24 h) e temperatura final de -80 C. Apresentando alto desempenho, permite realizar todo o processo de forma totalmente automática bem como monitorá-lo com precisão.

Dispondo ainda de sistema de controle de temperatura, pressão e tempo, com excelente uniformidade de temperatura.

Este modelo permite salvar ciclos e exportar dados para outras plataformas (Excel) com o software de aquisição LyoLogger.

 

Liofilizador Telstar LyoBeta 2

Ainda ficou com dúvidas quanto ao processo de liofilização ou sobre as especificações dos nossos equipamentos? Entre em contato e  fale com um de nossos especialistas.

Lembrando que você pode adquirir nossos equipamentos por Importação Direta. Contando com a experiência da Biovera na preparação da documentação em acordo com as normas da Aduana Brasileira.