Compartilhe:
Sistema automatizado para extração em fase sólida Horizon SPE-DEX® 3100 Óleo e Graxa

Sistema automatizado para extração de Óleo e Graxa

O Sistema automatizado para extração de Óleo e Graxa é amplamente utilizado, visto a necessidade de constante monitoramento para atendimento à legislação ambiental.

A Horizon Technology reconhece a importância da preparação de amostras como um primeiro passo para alcançar os melhores resultados nas análises de compostos orgânicos, como por exemplo, óleos e graxas (materiais extraíveis em n-hexano).

O sistema automatizado SPE-DEX® 3100 foi projetado para preparar amostras para análise gravimétrica de forma reprodutível. O processo é feito em total conformidade com o método US EPA 1664A/B, ISO 11349 e 5520G.

A análise de Óleo e Graxa é uma importante medição, pois a presença destes materiais costuma ser um indicador da quantidade de hidrocarbonetos no abastecimento de água. Portanto, trata-se de um método empregado globalmente para indicar a qualidade da água e ajudar a garantir o funcionamento confiável da estação de tratamento de águas residuais.

No passado, a análise era feita majoritariamente realizando a extração líquido-líquido da matriz aquosa com grandes quantidades de solventes clorados ou fluorados, para em seguida realizar a medição por infravermelho.

Com a constante preocupação com meio ambiente, tanto com a camada de ozônio quanto com a toxicidade apresentado por esses solventes, o antigo método vem caindo em desuso e os solventes tendo sido proibidos em vários países. Como solução, o n-hexano tornou-se o solvente escolhido para a extração, onde para a etapa de análise, uma simples medida gravimétrica tem sido aplicada.

Entretanto, o  SPE-DEX 3100 oferece uma série de características que facilitam a utilização do sistema, incluindo a adição da amostra em seus recipientes originais, sensor de transbordamento e novo software gráfico num controlador touch-screen, o que o torna um líder de mercado ainda melhor.

Diferenciais do SPE-DEX 3100:

  • 3 extrações de trabalho independentes
  • Uso de material extraível em Hexano (HEM)
  • Aceita o frasco original da amostra
  • Rinsa o fraco de amostra automaticamente, com duas portas, para metanol e hexano. (Reduzindo chance de contaminação cruzada)
  • Lida com amostras com alta carga de particulados
  • Design para bancadas, liberando espaço na capela

Além disso, é possível a adição de uma membrana de secagem WaterTrap (opcional) para melhor eficiência da secagem em linha, eliminando o uso de sulfato de sódio e aumentando a facilidade de utilização.

Membrana de secagem WaterTrap Horizon SPE-DEX® 3100
Membrana de secagem WaterTrap Horizon

Por fim, o  SPE-DEX 3100 é usado com o Sistema de Evaporação Speed-Vap® IV, sistema de recuperação de solvente SolventTrapOG  e Pacific™ Premium Disks para uma abordagem completa do fluxo de trabalho para análise de óleo e graxa.

Pode acomodar cinco ou nove cadinhos para comportar volumes maiores ou menores de solventes, dependendo do tamanho do disco de extração em fase sólida (SPE) ou da fonte de extração.

  • SolventTrapOG: SISTEMA DE RECUPERAÇÃO DE SOLVENTES

Recupera o recupera o solvente evaporado do Speed-Vap IV, permitindo uma eliminação ou reciclagem adequada.

  • PACIFIC™ DISCOS DE EXTRACÇÃO DE FASE SÓLIDA: Disponível em dois tamanhos para amostras limpas ou mais particuladas

Pacific – discos de 47 ou 90 mm

Pacific Premium – discos de 47 ou 100mm

Em suma, com a utilização do sistema de extração SPE-DEX 3100, você terá redução de custos com solventes e o aumento de produtividade.

Para conhecer mais  do Sistema automatizado para extração em fase sólida Horizon SPE-DEX® 3100 Óleo e Graxa assista ao vídeo abaixo:

Aqui na Biovera você encontra todo sistema para Preparo de amostras automatizado e inteligente

da Horizon Technology. Entre em contato e fale com nossos especialistas  para mais informações.