Compartilhe:
Como limpar uma cabine de segurança biológica? 2

Como limpar uma cabine de segurança biológica?

 

A Biovera busca trazer informações aos seus clientes sobre Como limpar uma cabine de segurança biológica?, um dos equipamentos fornecidos pela empresa Telstar em todo o território nacional.

Entretanto, se você ainda não sabe a diferença entre cabine de segurança biológica e capela de fluxo laminar, clique aqui e saiba como escolher o melhor equipamento para o seu trabalho.

Se você já tem sua cabine e/ ou capela, leia o texto abaixo para saber de alguns cuidados necessários para a limpeza e bom funcionamento do seu produto, evitando assim contaminações cruzadas.

 

Como limpar uma cabine de segurança biológica?
Figura 1: Cabine de segurança biológica Telstar.

Conceitos

Antes de discutir os procedimentos de higienização das Cabines de Segurança Biológica, precisamos revisar os conceitos de descontaminação, desinfecção e esterilização. Embora as pessoas acreditem que descontaminação e desinfecção sejam sinônimos, estes são processos distintos.

 A descontaminação consiste na redução de micro-organismos e agentes químicos em superfícies. Já a desinfecção é o procedimento utilizado em artigos contaminados com matéria orgânica (sangue, pus, secreções corpóreas), que elimina micro-organismos patogênicos na forma vegetativa. Este procedimento, no entanto, não elimina microrganismos esporulados.

Entretanto a esterilização culmina na destruição de todas as formas de vida microbiana, tanto vegetativa quanto esporulada, mediante a aplicação de agentes químicos e ou físicos.

Higienizando a Cabine de Segurança Biológica

 

Como limpar uma cabine de segurança biológica? 1
Figura 2: Higienizando a Cabine de Segurança Biológica.

A Cabine de Segurança Biológica é um equipamento de contenção que protege tanto amostra quanto usuário e meio ambiente (classe II). Portanto, é necessário que a higienização correta seja realizada.

Durante a rotina do laboratório, antes de utilizar a cabine de segurança biológica a descontaminação da cabine pode ser feita com gaze estéril embebida em álcool etílico ou isopropílico a 70%.

Outra media a ser tomada é ligar a lâmpada UV. A radiação UV-C com comprimento de onda de 254 nm possui alta atividade germicida, sendo letal para bactérias, esporos, vírus, fungos e algas. A UV-C é absorvida por materiais orgânicos, e sua habilidade de penetração é baixa. Por isso, a limpeza das superfícies antes da exposição à UV-C é necessária.

Passar álcool com gaze e ligar a luz UV por aproximadamente 10 a 15 minutos é uma importante medida de descontaminação e desinfecção da Cabine de Segurança Biológica nos procedimentos de rotina.

Quando o filtro HEPA é trocado ou quando agentes de risco biológico são derramados no interior da cabine, deve-se fazer a descontaminação com formalina fervente, aquecimento de paraformaldeído (10,5 g/m3) ou mistura de formalina ou paraformaldeído e água com permanganato de potássio (35 ml de formalina e 7,5 g de permanganato de potássio ou 4 g de paraformaldeído e 8 g de permanganato).

REFERÊNCIAS

Como limpar uma cabine de segurança biológica?

LIMA E SILVA, Francelina. H. A. Barreiras de contenção. In: ODA, Leila Macedo; ÁVILA, Suzana (Orgs) et al. Biossegurança em laboratório de saúde pública. Rio de Janeiro: Fiocruz. 1998. 304 p.

UEKI, Suely Yoko Mizuka et al. Monitoramento em cabine de segurança biológica: manipulação de cepas e descontaminação em um laboratório de micobactérias. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial, v. 44, n. 4, p. 263-269, 2008.

Gostou do artigo Como limpar uma cabine de segurança biológica?

Visite então nosso blog e conheça mais sobre estes e outros equipamentos para laboratório