Meu carrinho (0)

Finalize seu pedido de Orçamento

    Concentradores de amostra para laboratório forense

    Biovera :: 27 de maio de 2020 :: leitura em 4 minutos

    Neste artigo, iremos falar sobre os Concentradores de amostra para laboratório forense, onde vamos abordar um dos equipamentos que é utilizado por exemplo para a detecção de drogas em cabelos humanos.

    A Biotage Horizon possui um dos concentradores de amostras com fluxo de nitrogênio mais vendidos mundialmente, e se baseia nas bases sólidas da histórica linha de produtos TurboVap, incorporando muitos novos recursos direcionados ao cliente, entre elas na área forense.

    Este artigo será dividido em:

    1. Nota de aplicação
    2. TurboVap
    3. Características TurboVap

     

    1 – Nota de aplicação

    A princípio iremos abordar duas notas de aplicação em análises forenses, onde exemplifica os analitos de interesse na análise posterior por cromatografia utilizando o TurboVap LV.

    Nesse ínterim essas notas de aplicação, AN897 (2018) e AN898 (2018) descreve um procedimento para pré-tratamento e extração de amostras de um grupo de 49 drogas em cabelos humanos após os usos dos mesmos, usando equipamentos para realizar micropulverização da matriz, antes da limpeza usando a extração líquida para a análise posterior em UPLC-MS/MS. A metodologia fornece de fato extratos limpos e recuperações de analitos em sua maioria superiores a 80% com desvio padrão relativo menores que 10% para todos os analitos.

    Portanto os analitos examinados foram anfetamina, metanfetamina, MDA, MDMA, MDEA, hidromorfona, morfina, BZE, oximorfona, di-hidrocodeína, oxicodona, mefedrona, norfentanil, 7-amino-flunitrazepam, 7-amino-clonazepam, hidrocodona, codeína, 6-MAM, cocaína, norcetamina, EDDP, zaleplon, zopel, zopel cetamina, nitrazepam, flunitrazepam, clonazepam, α-OH-triazolam, oxazepam, estazolam, temazepam, zolpidem, alprazolam, metadona, lorazepam, bromazepam, α-OH-alprazolam, 2-OH-etilflurazepam, triazolam, diazazam, triazolam fentanil, flurazepam, buprenorfina, PCP, LSD.

    Concentradores de amostra para laboratório forense
    Imagem 1: Exemplos de estrutura química das drogas

    O procedimento inicia com a preparação da matriz etanol para cada amostra de cabelo enriquecida com ISTD (1 ng/mL). Em seguida, o analista adiciona os analitos (1–1000 pg/mL) ao solvente de extração metanólico com NH₄OH, antes do processo de micropulverização. Após a micropulverização, ele utiliza o TurboVap® LV para transferir e evaporar os extratos a 20 °C.

    Além de sua aplicação na área forense, o TurboVap LV também atende outros segmentos. Laboratórios de química clínica, alimentos e farmacêuticos o utilizam para concentrar solventes após a limpeza por SPE de amostras de drogas ou extratos de pesticidas. Portanto, no próximo tópico, apresentaremos mais detalhes sobre o equipamento.

        2. TurboVap: O melhor concentrador de amostra para laboratório forense

     Para análises mais avançadas como cromatografia e espectrometria de massa muito das vezes é necessária uma preparação antes da realização como a concentração da amostra sendo um processo crítico, pois se torna um processo lento nos moldes manuais de extração ou “troca” de solventes antes da análise, e as amostras podem possuir resíduos desses solventes na análise posterior.

    A Biotage vem com um equipamento para realizar este processo, com fluxo de nitrogênio injetado em cada tubo, com uma temperatura controlada por um banho, acelerando portanto o processo e diminuindo os danos e degradação dos analitos de interesse.  Além disso, diversos tipos de tubos e solventes podem ser utilizados.

     

    Imagem 2: Concentrador de amostra Turbovap LV Biotage
    Imagem 2: Concentrador de amostra Turbovap LV Biotage

    O TurboVap possui resistência química a TFA  (ácido trifluoroacético) 2% *; TCA (ácido tricloroacético)  2% *, ácido fórmico a 5%, ácido acético a 10%, ácido butírico a 5%, ácido fosfórico a 5%, ácido clorídrico 0,1m *, ácido nítrico 0,1m *, ácido propiônico 5%, hidróxido de amônio 5%, trietilamina (TEA) 5%. (*Apenas sistemas de PTFE resistentes a ácidos).

    E ainda compatibilidade com os solventes como acetona; acetonitrila; clorofórmio; diclorometano; éter dietílico; dimetilformamida; dimetilsulfóxido; etanol; acetato de etilo; heptano; hexano; isoctano; isopropanol; metanol; éter metil terc-butílico; pentano; tetra-hidrofurano; tolueno.

    Concentradores de amostra para laboratório forense 1
    Imagem 3: TurboVap Biotage

     

        3. Características do concentrador de amostras TurboVap

    •  Design moderno, com tanque com maior visibilidade das amostras
    • O usuário pode remover e substituir facilmente os bicos injetores localizados na tampa. Também pode trocar os manifolds para ampliar a funcionalidade do equipamento.
    • Gradientes de fluxo de evaporação programáveis
    • Fácil acesso ao dreno, para manutenção/limpeza do sistema
    • O usuário pode instalar o equipamento em uma bancada ou dentro de uma capela.
    • Menor “pegada”, ocupando menos espaço em bancada
    • Interface com tela sensível ao toque com software de controle amigável
    • Utiliza sistema Multi Rack, dessa maneira os racks são ajustáveis a uma faixa de diferentes tamanhos de tubos

    Por fim, ainda ficou com dúvidas quanto ao equipamento ou sobre as especificações? Entre em contato e fale com um de nossos especialistas.

    Lembrando também pode adquirir seu equipamento por Importação Direta, contando com a experiência da Biovera na preparação da documentação em acordo com as normas da Aduana Brasileira.

    Gostou do artigo sobre  Concentradores de amostra para laboratório forense? Visite também nosso blog e conheça mais sobre este e outros equipamentos para laboratório.

    • TAGs:
    • Biovera
    • Equipamentos para Laboratório
    • Equipamentos para Laboratório RJ

    Últimas do nosso blog

    Assine nossa newsletter

    Acompanhe nossos lançamentos, novidades e promoções. Basta preencher o formulário e assinar!